UFPR recebe mais de R$ 2 milhões em equipamentos

O investimento será realizado a partir do programa Pró-Equipamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Desde 2008, a UFPR consegue aprovar o valor total que solicita no programa.

Os laboratórios que serão beneficiados são os de Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, Engenharia e Ciência dos Materiais, Engenharia Química, Processos Biotecnológicos, Sistemas Costeiros e Oceânicos e Ciências Farmacêuticas. No total, outras 102 instituições de ensino do país foram contempladas.

O edital do programa apoia a aquisição de equipamentos de médio e grande portes destinados aos laboratórios de programas de pós-graduação, priorizando investimentos em equipamentos de laboratórios científicos e tecnológicos a serem compartilhados no desenvolvimento de projetos de pesquisa de uma mesma instituição ou de instituições vizinhas.

De acordo com o professor Edilson Sérgio Silveira, coordenador dos Programas de Pós Graduação ‘Stricto Sensu’, função vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, essa aquisição permite o acesso a equipamentos que os programas de pós-graduação não teriam condições de conseguir por conta própria. ‘Esperamos com isso um aumento na qualidade das pesquisas e consequentemente uma melhor formação dos nossos estudantes de mestrado e doutorado.’

Vários laboratórios da UFPR serão beneficiados
Foto: Arquivo UFPR

Fonte: Bruno Zermiani, sob orientação de Fernando César Oliveira