UFPR recebe embaixador da Áustria

‘No mundo de hoje, a globalização é um fato no mundo acadêmico’. Com essas palavras, o embaixador da Áustria no Brasil, Hans-Peter Glanzel, justificou sua visita ao Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Paraná na tarde desta terça-feira (18).

Junto com o cônsul honorário da Áustria em Curitiba, Walter Jiraschier, o embaixador conversou com o reitor em exercício Rogério Mulinari sobre as relações da UFPR com as universidades austríacas.

Segundo Carlos Siqueira, assessor de relações internacionais da UFPR, o único contato já existente com o país europeu foi feito recentemente, com a Universidade de Innsbruck. ‘Isso só mostra que nossas relações ainda têm muito que crescer. Essa reunião é um passo importante para isso’, acredita o reitor Rogério Mulinari.

Um dos tópicos mais discutidos na reunião foi o programa Ciência sem Fronteiras, iniciativa do Governo Federal para que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior, além de atrair pesquisadores de fora que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros. Atualmente, dos quase 31 mil estudantes de graduação e pós-graduação da UFPR, 324 são estrangeiros.

Para Glanzel, a visita de hoje só reafirma o interesse da Áustria em desenvolver parcerias com as universidades brasileiras, em especial a Universidade Federal do Paraná. ‘Nós esperamos que esse convênio com a Universidade de Innsbruck seja o primeiro passo para que mais iniciativas nesse sentido aconteçam’, afirma o embaixador.

O vice-reitor da UFPR, ao lado do embaixador da Áustria no Brasil
Foto: Rodrigo Juste Duarte