UFPR pretende criar Sistema de Arquivos

A proposta de minuta de resolução para a criação do sistema foi recentemente apresentada durante o segundo Seminário de Arquivos na UFPR, realizado no final de setembro. A proposta de minuta está à disposição da comunidade universitária para o acréscimo de sugestões (até o dia 29 de outubro) em campo específico através do site www.proec.ufpr.br/2sau. Após a avaliação e conclusão do texto, o mesmo será encaminhado para aprovação em um dos conselhos superiores da Universidade.

‘A implantação do SIARQ/UFPR é importante porque por meio desse processo será instituída uma política de gestão de documentos arquivísticos na UFPR. Por meio da medida será implementado um conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos’, explicou a arquivista Ângela Carolina de Castro Simões. Lembrou também que a documentação deve ser armazenada num ambiente adequado, tanto aquela em suporte tradicional – papel, como a de suporte atual – virtual.

Arquivistas – Esta quarta-feira, 20 de outubro, é a data instituída como o ‘Dia do Arquivista’, profissional capaz de recuperar, no menor tempo possível, uma informação orgânica produzida durante as atividades de uma instituição. ‘A Lei nº 6.546, datada de 4 de julho de 1978, dipõe sobre a regulamentação das profissões de arquivista e técnico de arquivo. A tendência é a diminuição da quantidade de papel devido a maior racionalidade na produção documental, tanto em papel como virtualmente’, complementou Ângela.

Seminário de Arquivos na UFPR
Foto: Karina Sabbag