UFPR Litoral promove tarde de convivência com idosos

Integração foi o resultado da atividade que trouxe o grupo de idosos de Matinhos até a UFPR Litoral. A parceira com a Prefeitura Municipal através da Secretaria da Criança e do Desenvolvimento Social facilitou a vinda do grupo ao campus. O projeto político-pedagógico inovador da UFPR Litoral integra ensino, pesquisa e extensão, e troca experiências interagindo com a comunidade.

Com base neste projeto, o trabalho dos professores do curso de Fisioterapia, Anna Raquel Silveira Gomes, Marcos Signorelli e Vera Lúcia Israel com os idosos de Matinhos gerou a tarde de convivência. O grupo de idosos, acompanhado por estudantes, funcionários e professores, passeou pelo campus e conheceu todos os espaços, entre eles a secretaria, a biblioteca, os gabinetes dos professores e a piscina.

O encontro fez com que o grupo percebesse que a Universidade está de portas abertas para todos e que seus filhos e netos podem freqüentá-la. Foi um encontro entre pessoas que moram e têm uma história em Matinhos e pessoas que estão chegando junto com a Universidade, conhecendo uma nova realidade onde já são chamados para serem atores.

Planejada pelo curso de Fisioterapia, a atividade motivou o físico, dando atenção à saúde dos idosos. Utilizou também o entretenimento, trazendo atividades como o xadrez e o Grupo de Hip-Hop da Escola Municipal 4 de Março.

Programação – A tarde do dia 28 de novembro começou com o discurso do diretor da UFPR Litoral professor Valdo Cavallet e teve na seqüência a participação do prefeito de Matinhos, Francisco Carlim dos Santos. Os idosos foram divididos em grupos, fizeram exercícios, cantaram, prepararam leques para se refrescar no baile que aconteceu em seguida das atividades e do passeio para conhecer as instalações da UFPR Litoral.

Quando voltaram ao salão do encontro inicial, participaram de um lanche e da apresentação de Hip Hop. Tiveram ainda aula de dança e a opção de jogar xadrez ou participar do baile. As atividades contaram com a colaboração dos professores Eli de Jesus, Emerson Joucoski e Marciano Cunha.

Muita energia e interação circularam pelo salão até a escolha da “Miss” e do “Mister Pé de Valsa” e a despedida final. Forró e vanerão foram os ritmos mais pedidos da tarde, e, pela alegria dos participantes até a conclusão do evento, ainda há espaço para muitos outros ritmos.

Grupo de terceira idade que visitou a UFPR Litoral

Interação