UFPR integra Fórum Nacional de Educação

A UFPR, que integra esse Fórum em caráter permanente com outras instituições federais de Ensino Superior, foi representada na ocasião pela diretora do Setor de Educação, professora Ettiène Cordeiro Guérios.

“Foi uma oportunidade importante, podemos considerar um avanço na área a discussão sobre as políticas públicas de Educação”, considera a diretora. “É um movimento que está crescendo, constituindo um dos cinco espaços de interlocução com o Ministro da Educação, Fernando Haddad”, complementa a professora.

A preocupação com a formação dos docentes a partir dos cursos de Licenciatura e Pedagogia das universidades públicas esteve entre os assuntos mais importantes do encontro. Outra pauta abordada foi sobre a necessidade de uma mudança de postura para que a profissão de professor seja encarada como uma carreira expressiva, de posição estratégica para o País, explica Ettiène.

Representantes dos setores de educação das entidades federais presentes na reunião sugeriram que o futuro sistema de formação valorize o trabalho de extensão universitária e que seja estimulado pelo MEC um intercâmbio maior entre as instituições de Ensino Superior e as secretarias de educação dos estados e municípios.

Reunião do Fórum Nacional de Diretores de Centros de Educação

Fonte: Sônia Loyola