UFPR firma convênio com a prefeitura de Pinhais

Uma parceria entre a UFPR e a Prefeitura de Pinhais foi formalizada na manhã desta terça-feira (08), com as presenças do vice-reitor Rogério Andrade Mulinari, do prefeito de Pinhais Luiz Goularte Alves e demais representantes de ambas as instituições.

O convênio, firmado com a Universidade através do curso de Medicina Veterinária, contempla a disciplina de Técnica Cirúrgica Veterinária. O acordo prevê que a prefeitura de Pinhais elabore uma triagem social e encaminhe os animais para o Hospital Veterinário para a castração. Somente cães e gatos, se estiverem aptos, serão submetidos à castração. A disciplina pode se transformar em modelo para o País por promover a cidadania.

Projeto – A iniciativa tem o objetivo de estabelecer a cultura da guarda responsável e do bem-estar de animais domésticos dos moradores da região de Pinhais, priorizando a qualidade da intervenção cirúrgica e não o fluxo de animais castrados. A avaliação dos animais será feita por meio de visitas domiciliares, ocasiões em que serão observados pelos alunos da UFPR as condições físicas do paciente, o atestado de imunizações e o ambiente em que vive.

A longo prazo, a realização do projeto visa também o controle populacional de animais domésticos, diminuindo o abandono destes e de suas crias, além de promover o equilíbrio dessas populações. As cirurgias de castração serão realizadas por alunos da disciplina de Técnica Cirúrgica durante as aulas práticas, visando à interação do futuro médico veterinário com os problemas de saúde pública atuais da comunidade.

Assinatura do convênio com a prefeitura de Pinhais
Foto: Leonardo Bettinelli

Fonte: Sônia Loyola