A Universidade Federal do Paraná está entre as melhores do mundo na edição 2023 da lista global elaborada pelo Center for World University Rankings (CWUR), divulgada hoje (15). A UFPR avançou uma posição em relação ao ranking do ano passado e está entre as 3,8% melhores universidades, em um total de 20.531 instituições avaliadas.
A classificação da UFPR está em 18ª colocada entre as instituições da América Latina e Caribe. É a sexta colocada entre as universidades federais de todo o Brasil e a primeira colocada no estado do Paraná. O ranking registra, ainda, que a UFPR está no destaque de 766ª entre 20.531 universidades avaliadas no mundo e na área de pesquisa, a UFPR está na 732ª posição.
O sistema CWUR, elaborado por uma consultoria dos Emirados Árabes Unidos, avalia universidades e faculdades em quatro quesitos: educação, empregabilidade, corpo docente e pesquisa. Na área de pesquisa, são medidas a produção científica, publicações de alta qualidade em periódicos de primeira linha, influência e número de artigos citados. O sistema de classificação utiliza indicadores objetivos, sem depender de submissões de dados universitários, analisando 62 milhões de pontos de dados.
A primeira no ranking 2023 é a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com nota 100. Em seguida, está o Massachusetts Institute of Technology (MIT), também dos EUA, com média 96,7. No Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) é a primeira da lista, com nota 81,5, e a UFPR aparece na 11ª colocação nacional, entre públicas e privadas, com média de 71,9.
Os dados das melhores instituições de ensino superior do mundo podem ser acessados em https://cwur.org/2023.php .
Recém-descoberta, espécie de donzelinha (um tipo de libélula de menor porte) é exclusiva de áreas remanescentes da restinga no Sul da Mata Atlântica.
Quatro trabalhos da UFPR foram premiados pela 5ª conferência científica para América Latina da Poultry Science Association (PSA), […]
Lançado no MCTI, levantamento liderado por Luciane Marinoni, do Departamento de Zoologia da UFPR, alerta para risco de desaparecimento da maioria desses acervos.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) dá um passo significativo na promoção da saúde ao ser credenciada como […]