UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Superintendência de Comunicação Social e Marketing (SUCOM)

SUCOM

This is an empty menu. Please make sure your menu has items.

Sobre

A Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) é a unidade do Gabinete do Reitor responsável pela comunicação social da UFPR. O objetivo é criar fluxos comunicativos com transparência e horizontalidade de maneira que as comunidades interna e externa possam não apenas ser informadas, mas que efetivamente se comuniquem. Nossas metas são publicizar e gerar valorização da produção acadêmica das áreas de ensino, pesquisa e extensão, incentivar a divulgação científica, visibilizar a pluralidade e as diferentes maneiras de pensar, bem como levar para a comunidade universitária informações que favoreçam seu conhecimento sobre diversos temas de interesse.

Contato com a Sucom
Dias e horários: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas; e das 14 às 18 horas; intervalo para expediente interno

Além dos meios convencionais – como telefones e emails, disponíveis abaixo – a comunicação com a Sucom pode ser feita por meio do Sistema de Apoio à Comunicação Integrada – SACI. A ferramenta está disponível para a comunidade interna e externa da UFPR e pode ser visualizada neste vídeo.

Ações desenvolvidas pela Sucom

Promove a divulgação científica das pesquisas e estudos desenvolvidos na UFPR por meio de reportagens jornalísticas aprofundadas. Divulga para a comunidade interna e externa o trabalho científico realizado na instituição (www.ufpr.br).

É a Superintendência de Comunicação e Marketing quem administra os conteúdos do portal da UFPR. As notícias e matérias institucionais, da cobertura diária dos fatos da universidade e de divulgação científica veiculadas no site são produzidas pela equipe de jornalistas da Sucom e separadas por editorias: UFPR (institucionais e relacionadas à gestão), Ensino e EducaçãoExtensão e Cultura, e Ciência e Tecnologia.

Revista eletrônica e impressa com foco na divulgação científica, distribuída para toda a comunidade acadêmica, além de imprensa, órgãos governamentais, agências de fomento, universidades, bibliotecas e instituições cadastradas. Acesse o site próprio, as redes sociais, assine a newsletter e confira as edições impressas.

Realiza o trabalho de mediação entre a mídia local e nacional e a comunidade acadêmica. Além de sugerir pautas aos veículos, também auxilia na busca por fontes para matérias produzidas por eles.

Parte do processo de levar o conhecimento científico à população se concentra no bom relacionamento dos cientistas com a mídia. É a partir dessa fonte de comunicação que as descobertas científicas e os avanços tecnológicos têm condições de penetrar na sociedade com mais facilidade. Acesse o e-book desenvolvido pela Sucom sobre entrevista digital.

Newsletter semanal enviada por e-mail, às sextas-feiras, para a comunidade da UFPR. Trata-se de uma compilação de destaques das notícias do Portal da UFPR veiculadas na semana. Acesse aqui as edições.

A Diretoria de Comunicação Institucional desenvolve materiais gráficos da Instituição, como folders, catálogos, entre outros. Auxilia unidades no desenvolvimento de campanhas de divulgação institucionais sobre temas variados.

Página com as fotos oficiais da Universidade, disponíveis para download gratuito em alta qualidade. Descontinuado em janeiro de 2019. Clique aqui e confira o passo a passo para baixá-las.

Revista eletrônica distribuída semanalmente para os servidores e alunos da UFPR. A publicação traz uma pauta variada sobre ações desenvolvidas pela comunidade acadêmica e pela administração da instituição. Descontinuado em junho de 2019. Acesse e confira as edições.

Por meio da Diretoria de Eventos organiza e produz o evento anual para alunos do Ensino Médio e vestibulandos. O objetivo do evento é mostrar a instituição, detalhando os cursos de graduação aos futuros vestibulandos. Acesse o portal da Feira de Cursos e Profissões.

Programação veiculada no Canal Universitário de Curitiba (15 da NET) e no YouTube.

Para solicitar a gravação ou a transmissão ao vivo de um evento, você deve entrar em contato com a equipe da UFPR TV!
Siga os passos abaixo:

– encaminhe um e-mail para tv@ufpr.br com pelo menos 15 dias de antecedência
– informe a data e o local do evento
– informe o horário de início do evento e o tempo aproximado de duração
– encaminhe materiais de apoio (ex: logo, banner de divulgação, release)

Seu pedido passará por uma avaliação que levará em conta três critérios: viabilidade técnica, infraestrutura do local e disponibilidade de agenda.
Após recebermos sua solicitação, retornaremos com um parecer dentro de cinco dias úteis.

Primeira rádio web do Paraná, para a qual é buscada uma programação musical voltada à Música Popular Brasileira e boletins informativos sobre as atividades da Universidade.

Divulgação para a comunidade universitária dos falecimentos exclusivamente de membros da comunidade acadêmica – professores, técnicos administrativos, alunos e servidores aposentados. Nesses casos, é preciso contatar a assessoria pelos fones 3360-5158 ou 3360-5251 ou e-mail jornalismo.sucom@ufpr.br, informando o nome completo do falecido(a) e o vínculo com a UFPR; se possível, data e local do velório e sepultamento. Só serão considerados os emails com telefone/celular de contato do informante.

Contatos

Assessoria de Imprensa e Jornalismo
jornalismo.sucom@ufpr.br
(41) 3360-5251 / 5158 / 5007 / 5008

Comunicação Institucional e Marketing
institucionalsucom@ufpr.br
(41) 3360-5128

TV
Pautas: tv@ufpr.br
Institucional: rptv@ufpr.br
(41) 3313-2036 / 3313-2002

Web Rádio
radio@ufpr.br
(41) 3313-2057