UFPR espera recepção pacífica aos estudantes

Os coordenadores de cursos, diretores de setor e de centros acadêmicos organizaram diversas atividades para recepcionar os estudantes durante a semana. Em palestra aos novos alunos de Engenharia Civil, o reitor Zaki Akel Sobrinho disse que não será tolerado nenhum tipo de humilhação, agressão física ou constrangimentos. ‘Ninguém vem aqui para ser prejudicado’. Segundo o reitor, tudo foi programado para fazer uma recepção cidadã, mas se ocorrerem abusos, os alunos deverão imediatamente denunciar para as coordenações dos cursos,as quais tomarão as providências. Além das sansões penais, o estatuto prevê a expulsão.

O reitor tranquilizou os estudantes depois de ter recebido denúncias de que alunos de Odontologia e Engenharia Civil estariam fazendo ameaças pelas redes sociais. Os representantes do Centro Acadêmico de Engenharia Civil afirmaram que desconhecem essas ameaças. O estudante José Carlos Gomes Filho, do Conselho de Estudantes do Setor de Tecnologia e do Centro Acadêmico, disse que é contra qualquer tipo de violência e que tudo o que foi programado está voltado para integrar os calouros com os veteranos de forma saudável. Uma das tarefas será realizada quarta-feira (02/03) quando os estudantes de Engenharia e Arquitetura iniciarão a pintura dos muros e da fachada de uma creche no Cajurú, em Curitiba.

Essas informações deram mais tranquilidade aos recém-chegados. É o caso do estudante José Roberto Hino Júnior, de 17 anos que depois da palestra disse que estava mais confiante em participar das atividades programadas para esta semana. O jovem destacou o otimismo que foi passado pelo reitor e as possibilidades de intercâmbio que terá nos próximos anos. Zaki Akel Sobrinho falou sobre os desafios e tendências da educação superior, explicou a preocupação com a formação integral do estudante, da importância da pesquisa e com a extensão. Falou também sobre a estrutura da instituição, as condições dos laboratórios, das bibliotecas e todas as oportunidades que os alunos encontram na UFPR.

PREPARATIVOS ─ Para o professor Zaki nos últimos meses a UFPR foi preparada para receber da melhor maneira os estudantes. Além de reformas e reparos, desde banheiros a laboratórios, foram contratados 70 novos professores e 45 técnicos administrativos. Há ainda as obras que foram entregues no fim de 2010 e que serão ocupadas agora, como o anexo do Setor de Ciências Sociais e o prédio da Enfermagem.

O campus do Centro Politécnico ganhou uma iluminação nova que vinha sendo reivindicada pelos professores, alunos e funcionários. E a sinalização que estava precária vem sendo melhorada. Ainda estão sendo feitos os reparos para facilitar o fluxo de transporte dentro do maior campus da instituição. Outra obra que ainda está em andamento é a revitalização da passarela sobre a Linha Verde, ligando os prédios da sede do Jardim Botânico ao Politécnico. A previsão é que os estudantes voltem a utilizar a passarela ainda em março. Por enquanto quem precisar ir de um campus a outro encontra um ônibus à disposição.

Reitor Zaki Akel Sobrinho faz palestra a novos estudantes
Foto: Leonardo Bettinelli