UFPR e universidade francesa preparam parceria

A Universidade Federal do Paraná, através da Assessoria de Relações Internacionais, está trabalhando para firmar uma parceria com a Universidade Stendhal-Grenoble 3, da França, visando o intercâmbio de alunos de mestrado.

O vice-presidente de relações internacionais de Grenoble, François Mangenot, visitou a UFPR na tarde desta quinta-feira (5) e se reuniu com o reitor Zaki Akel Sobrinho.

O programa escolhido para a parceria é a Pós-Graduação em Letras, que espera melhorar seu conceito na Capes, com a ampliação das publicações e artigos – fatores que a mobilidade ajuda a desenvolver. Previsto para iniciar em 2012, o intercâmbio consiste em um ano de estudos em Grenoble, seguido de mais um ano em Curitiba.

Os alunos brasileiros interessados deverão apresentar proficiência na língua francesa, enquanto os mestrandos franceses farão cursos de português. No final, o resultado será o duplo diploma entre as duas universidades.

A parceria também envolverá o intercâmbio de professores, com a vinda de docentes franceses ao Brasil, para ficar entre um mês e um semestre. Como contrapartida, os professores da Pós-Graduação de Letras também viajarão para a França, para lecionar em Grenoble.

Segundo o reitor, a união com Grenoble deve agregar valor às atividades da UFPR. ‘Todos têm a ganhar com a parceria: as duas universidades, os alunos e os professores’, afirmou. Há a possibilidade de envolver outras universidades europeias na união.

A Universidade de Grenoble está próxima de assinar o acordo. ‘Faltam apenas detalhes operacionais e de adaptação entre os sistemas de ensino francês e brasileiro para oficialização da assinatura da parceria. A primeira turma de intercâmbio deve contar com dois a três mestrandos de cada país’, afirmou Mangenot.

Fonte: Bruno Rolim