UFPR assina termo de cooperação com Universidade de Roma

Posteriormente, o acordo deve ser estendido a outras áreas do conhecimento e também promover intercâmbios.

Para a assinatura do termo de cooperação, o reitor Zaki Akel Sobrinho recebeu em seu gabinete o vice-cônsul da Itália no Paraná, Rosário Grency, e a vereadora de Curitiba Renata Bueno (PPS).

Renata Bueno foi a responsável pela articulação entre as duas universidades, iniciada quando ela concluiu, cerca de dois anos atrás, o mestrado no Centro de Estudos Jurídicos Latino-Americanos, da Universidade de Roma, que culminou com a assinatura do termo. “A Universidade de Roma mantém convênios com as principais universidades da América Latina. Eles têm muito interesse na América Latina. Quando concluí o mestrado, o diretor do centro manifestou a vontade de também ter uma parceria com a UFPR”, explicou a vereadora.

Segundo a parlamentar, um primeiro projeto a ser desenvolvido em parceria entre as duas universidades pode ser a compilação de toda a base legal do município de Curitiba. “Há leis que muitos nem sabem que existem. E reunir toda essa legislação, consolidá-la, passa pelas técnicas do Direito Romano. Daí o papel da universidade italiana”, destacou Renata.

O reitor Zaki Akel destacou o papel da internacionalização no aprimoramento do ensino oferecido pela universidade. “A presença de diferentes culturas, de diferentes maneiras de ver o mundo, enriquece a formação proporcionada pela Universidade”, concluiu o reitor.

A vereadora Renata Bueno e o reitor Zaki Akel
Foto: Rodrigo Juste Duarte