UFPR aplicará exame de certificação internacional em Espanhol

A Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da UFPR aplicará no próximo mês de outubro o CELU ‘Certificado de Español: Lengua y Uso’. Os interessados devem se inscrever pela Internet até o dia 18 de outubro.

O CELU é um exame de Espanhol/Língua Estrangeira que tem como objetivo avaliar o desempenho de falantes não-nativos em língua espanhola. O certificado é reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil, pela UFPR, pelo Consórcio de Universidades Argentinas e por outras Instituições acadêmicas alemãs e argentinas.

Na Universidade Federal do Paraná, os alunos que desejam fazer intercâmbio em universidades de países de língua espanhola cuja língua oficial é o espanhol podem apresentar o certificado como comprovante de proficiência na língua, requisito para participar do processo de seleção de bolsas de mobilidade acadêmica.

O CELU é o primeiro exame argentino de proficiência em língua espanhola que surgiu em resposta à demanda dos estrangeiros que residem naquele país, estendendo-se, posteriormente, àqueles que estudam a língua em outros países. São os brasileiros

os principais postulantes ao exame. Há postos aplicadores do CELU em sete cidades brasileiras: Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santa Maria e São Paulo.

Mais informações no Celin da UFPR pelo (41) 3363-3354 ou www.celin.ufpr.br/celu

Imagem do cartaz do Exame