Totens facilitam a vida da comunidade acadêmica

Através desses terminais, que estão ligados à Intranet, os estudantes podem acessar seus dados acadêmicos para verificar o histórico escolar, prazos de matrícula e fazer outros procedimentos.

Segundo a pró-reitora, professora Rosana de Albuquerque Sá Brito, os totens são uma necessidade numa instituição como a UFPR tão espalhada fisicamente. ‘ Nunca me conformei que um estudante tivesse que se deslocar até o NAA, no centro de Curitiba apenas para verificar se um professor já havia lançado uma nota’, afirma Rosana.

A pró-reitora explica que a implantação dos totens foi mais complicado do que parecia. Além da aquisição dos microcomputadores e das máquinas feita com recursos da PROGRAD, a rede teve que ser reconfigurada pelo CCE/PRA para possibilitar o uso dos terminais por estudantes, técnico-administrativos e docentes.

Agora os terminais são uma realidade e estão disponíveis em todos os campi de Curitiba. O próximo passo será a preparação da rede para as unidades de expansão -Pontal do Paraná, Palotina e Matinhos.

toten instalado no Edifício D. Pedro I
Foto: Izabel Liviski