Simpósio homenageia centenário do Físico Curitibano Cesar Lattes

03 julho, 2024
14:02
Por Bruna Soares
UFPR

No dia 11 de julho, será realizado um simpósio para homenagear um dos maiores cientistas brasileiros, o físico César Lattes (1924-2005), nascido em Curitiba em 11 de julho de 1924, em casa localizada na Avenida Sete de Setembro, próximo da Rua Marechal Floriano Peixoto. O seminário será realizado no Teatro do Memorial de Curitiba, a partir das 10h. 

O evento é uma realização conjunta do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (DFIS-UFPR), do Programa de Pós-Graduação em Física  (PPGF) da UFPR e do  Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR).

Depois de realizar as primeiras letras em Curitiba, César Lattes foi continuar seus estudos em São Paulo. Após concluir o curso de física na USP, realizou estágio de pesquisa na Universidade de Bristol, durante o qual foi o grande responsável pela descoberta do méson pi, em 1947. A descoberta valeu o prêmio Nobel de 1950, que (infelizmente) foi concedido apenas ao chefe da equipe (Cecil Powell), como era costume na época.

Entre as homenagens prestadas a ele durante o Simpósio, no exato dia do seu centenário, haverá o descerramento da escultura em relevo de César Lattes, fundida em bronze a partir da matriz em gesso do renomado artista João Turin, pertencente à família Ferrari Lago e cedida gratuitamente para esta edição original. 

Serão concedidos certificados às pessoas que se inscreverem no evento e comprovarem presença em pelo menos uma das sessões (manhã ou tarde). A inscrição pode ser feita através deste formulário

O evento é gratuito e aberto ao público. Não é necessária inscrição para aqueles que não desejam receber certificado.

Você também pode acompanhar pelo canal do Youtube do PPGFIs da UFPR. 

Para dúvidas, entre em contato pelo e-mail: eventos@fisica.ufpr.br

Comissão Organizadora

UFPR

Professor Giovani Vasconcelos, do Departamento de Física (DFIS) da UFPR;
Professor Renato Ângelo, do Departamento de Física (DFIS) da UFPR;
Professora Camilla Oliveira, do Departamento de Física (DFIS) da UFPR;
Professora Ana Costa, do Departamento de Física (DFIS) da UFPR;
Professor  Igor Konieczniak, do Departamento de Física (DFIS) da UFPR;
Paulo Henrique Silva, Discente do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da UFPR;
Camille Unger, Optica Student Chapter;
Matheus Reule, Optica Student Chapter.

IHGPR

Nelson Penteado Alves, Diretor Cultural do IHGPR;
Luiz Roberto Araújo, Diretor de Patrimônio do IHGPR;
Professor Jorge Manika, Membro do IHGPR.

Com informações do DFIS/UFPR

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.