Evento teve apresentações de trabalhos, projetos, pesquisas, oficinas e mesas redondas e reuniu estudantes e comunidade externa nos campi da UFPR
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) encerrou nesta sexta-feira (24) a 16ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), que reuniu seis grandes eventos institucionais: o 32º Evento de Iniciação Científica (Evinci), o 17º Evento de Iniciação Tecnológica e Inovação (Einti), o 23º Encontro das Atividades Formativas (EAF), o 23º Encontro de Extensão e Cultura (Enec), o 6º Encontro de Diversidade e Inclusão Social na Pesquisa e Extensão (Edispe) e, pela primeira vez, o 1º Evento de Pesquisa e Extensão da Pós-Graduação (EPExPG).

Em Curitiba, as atividades foram concentradas no Centro Politécnico. Ao longo da semana, foram promovidas 150 rodas de conversa integrando Enec, EAF, Edispe e EPExPG. Também foram realizadas 31 oficinas de projetos extensionistas na capital e outras 13 nos demais campi da UFPR, segundo a organização do evento.
Em toda a UFPR, cerca de cinco mil pessoas participaram como ouvintes das sessões do Enec, EAF, Edispe e EPExPG, totalizando quase 18 mil participações ao longo da semana. A feira de extensão recebeu aproximadamente 500 visitantes, em sua maioria estudantes de escolas públicas da região.
No Evinci e no Einti, 1.578 estudantes se inscreveram para apresentações orais e 493 para apresentações em pôster. O EPExPG registrou 190 apresentações em pôster e, ao todo, foram realizadas 424 bancas. Os dados englobam todos os campi da UFPR.

No campus Toledo, foram apresentados 55 trabalhos de iniciação científica. Também ocorreram três rodas de conversa com projetos de extensão, ligas acadêmicas, relatos de experiências e apresentações do Edispe. “As atividades proporcionaram debates enriquecedores e reflexões sobre o papel da universidade na comunidade”, comenta a professora do curso de Medicina, Heloisa Deola Confortim.
Heloisa destaca que a integração entre ensino, pesquisa, extensão e cultura fortalece o protagonismo estudantil e o espírito universitário. Além das produções acadêmicas, a programação incluiu apresentações culturais promovidas pelos estudantes.
A professora Valéria Ghisloti Iared, do Departamento de Biodiversidade da UFPR Setor Palotina, também ressaltou a intensa participação de estudantes da graduação e da pós-graduação. “Recebemos muitos retornos positivos e consideramos o evento um sucesso”, afirma.
Na UFPR Litoral, mais de 60 atividades foram organizadas ao longo da semana. “A Siepe foi muito propícia para encontros, trocas de informação e conhecimento e para a aproximação entre os bolsistas”, comenta a professora Luize Moro, do curso de Educação Física.
Para a pró-reitora de Graduação e Educação Profissional (Prograp), Andrea Caldas, a Siepe registrou ampla participação de estudantes e bolsistas dos diversos programas vinculados à pró-reitoria, além dos eventos formativos da semana. “Percebemos a forte vitalidade da integração entre os projetos nesta edição, um momento de viver a universidade em suas múltiplas dimensões.”
Segundo o reitor da UFPR, Marcos Sfair Sunye, a Siepe é o maior evento do calendário acadêmico da universidade e envolve múltiplos desafios. “Nesta edição, assumimos o compromisso de trazer a comunidade para dentro da instituição. O resultado foi mais de 20 mil participantes e, pela primeira vez, a presença de estudantes do ensino médio e suas famílias. Mais de 40 laboratórios aderiram ao Viva UFPR e agendaram visitas de escolas ao longo do mês, que foi dedicado à extensão, à cultura e à ciência na UFPR”, destaca.
A 16ª Siepe foi realizada no âmbito do “Viva UFPR”, iniciativa realizada durante o mês de outubro que reuniu diversas atividades e abriu as portas da instituição para aproximar a sociedade de seus espaços, projetos, programas, laboratórios e serviços.
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]
Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição A Universidade […]