Servidores técnico-administrativos suspendem a greve

Em assembleia da categoria realizada nesta quinta-feira (22), no RU Central, os servidores técnico-administrativos da UFPR votaram a favor do indicativo do Comando de Greve Nacional da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) e acordaram pela saída da greve, retornando ao trabalho na próxima segunda-feira (26).

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná (Sinditest-PR), Wilson Messias, o período de greve resultou em um enorme ganho nas pautas locais, com destaque principal para a implantação da jornada de 30 horas. “Agora vamos continuar lutando para que os ganhos realmente se concretizem”, afirma.

Além das 30 horas, outras conquistas destacadas por Messias foram a abertura do Pronto Atendimento do Hospital de Clínicas (HC) e a discussão para alteração da Instrução Normativa nº 02, da Secretaria de Planejamento do Governo Federal que delibera sobre a concessão de adicionais de insalubridade e de periculosidade.

As negociações com a Administração da UFPR continuam, especialmente para a discussão da implantação da jornada de 30 horas e da política de recursos humanos. Uma comissão paritária, formada por representantes de diversas categorias trabalhará nesses debates.

Sobre o quadro da pauta nacional, ele afirma que a situação é difícil, já que o Governo Federal está resistindo em abrir as negociações. “Vamos esperar por propostas”, garante.

Assembleia desta quinta deliberou pela suspensão da greve
Foto: Leonardo Bettinelli

Fonte: Ana Claudia Cichon, com orientação de Ana Paula Moraes