Servidores da UFPR concluem curso de Gestão Pública

A Universidade Federal do Paraná realiza na noite desta quinta-feira (9) a formatura da primeira turma de Tecnologia em Gestão Pública, que começou em setembro de 2008.

São 395 servidores da instituição e funcionários da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) que receberão os diplomas pela conclusão do curso em solenidade realizada no Paraná Clube, a partir das 20 horas.

Uma das graduandas é Izilda do Nascimento, 56, que trabalha há 25 anos no Hospital de Clínicas (HC). Ela é servidora da Funpar e hoje atua como enfermeira da pediatria do hospital.

Izilda comenta que sempre teve o sonho de fazer uma faculdade, mas nunca teve oportunidade. Agora, no entanto, ela não pensa mais em parar. ‘Quero aproveitar que já estou empenhada e fazer uma pós-graduação’.

Mas ela ainda não sabe se deixará a área de saúde para se dedicar exclusivamente à gestão pública, ou se irá conciliar as duas áreas. ‘Poderia trabalhar no governo ou continuar no hospital. Ainda preciso pensar’, conta.

Quem também estará comemorando a formatura é a chefe (ou coordenadora, como ela prefere ser chamada) da cozinha do Restaurante Universitário (RU) Central, Sueli Gomes Martins.

Ela, que tem 56 anos e está há 24 no RU, compartilha do mesmo sentimento de Izilda: sempre gostou de aprender coisas novas, mas não tinha oportunidades. E ela afirma que o curso não propiciou apenas isso. ‘Além de adquirir novos conhecimentos tivemos a oportunidade de aprender valores, que são muito importantes no mercado de trabalho. A integração com pessoas diferentes também foi muito interessante’, garante.

Sueli também destacou a importância de poder utilizar os aprendizados adquiridos durante o curso em seu trabalho. “Aqui no RU eu gerencio todo o trabalho. Preciso estar atenta às pessoas, produtos e equipamentos. Eu até já aplicava os conhecimentos, mas não sabia. Agora, com mais conhecimento, posso melhorar minha desenvoltura”, afirma.

E as alegrias não ficam apenas nas conquistas de novos conhecimentos e visões. Os formandos destacam muito o orgulho por estarem recebendo o diploma de um curso superior.

Janete Batista Agibert, que exerce a função de secretária na UFPR desde 1994, diz que o diploma é um objetivo pessoal e profissional, principalmente pela oportunidade de formação dentro da UFPR. ‘É uma instituição com muita credibilidade.’

Sueli completa, exaltando o quão gratificante foi ver seu nome entre os aprovados: ‘É uma alegria sem tamanho, que serve para incentivar meus filhos a não pararem de estudar’.

Outro ponto destacado pela coordenadora da cozinha do RU e também por Izilda foi o apoio dos funcionários que trabalham com elas. ‘Eles seguraram a barra e me ajudaram muito’, conta Sueli. Izilda também agradece o apoio dos colegas: ‘Se eles não tivessem me ajudado, cobrindo alguns horários, esta conquista não seria possível.’

Sueli Martins, coordenadora da cozinha do RU Central

Janete Batista Agibet, servidora da Assessoria de Comunicação Social

Izilda do Nascimento, enfermeira da ala pediátrica do HC