RU Politécnico serve as primeiras refeições

Depois de um ano e 10 meses de obras do Restaurante Universitário, já está em uso mais um dos investimentos da gestão do reitor Carlos Moreira Júnior para a assistência estudantil. Aprovado no Plano Diretor em 1998 pelo Conselho Universitário, o novo RU do Politécnico só começou a se tornar realidade com o lançamento da pedra fundamental, em 24 de abril de 2006, e com os R$ 4.200.000,00 investidos para que ele pudesse ser inaugurado no primeiro dia letivo de 2008.

O projeto foi concebido pelos arquitetos da Prefeitura da UFPR Alexandre Neves e Silva e Nadia Odete Voloschen Kudrek. Com um amplo salão para as refeições, cinco linhas de serviço de buffet (quatro em uso neste início de atividades) e possibilidade de servir três mil refeições dia, o RU Politécnico permite à comunidade universitária qualidade no momento de realizar a refeição. ‘Agora oferecemos não apenas um preço subsidiado e uma refeição de qualidade, mas um espaço condizente com a estrutura da UFPR’, afirma o reitor Carlos Moreira Júnior. ‘Temos muito que agradecer a todos os servidores que atuam no RU, principalmente às nutricionistas, que junto com o diretor Lineu Dal Lago, conseguiram ofertar à comunidade uma refeição de qualidade. Por isso, vemos o RU muitas vezes ser chamado de ‘Le Ru’ pelos estudantes.’

Obra – Para o professor Flávio Zanette, pró-reitor de Administração e sob o qual estava a responsabilidade de finalizar a obra para o início das aulas de 2008, foi um grande desafio a concluí-la. ‘Foi um investimento muito grande e de muita dedicação. Tivemos muitos contratempos neste final, mas conseguimos entregá-la à comunidade acadêmica na data prevista’, confirmou.

Parceira – Uma grande parceira para que o RU Politécnico esteja finalizado é a FUNPAR. Como fundação de apoio à UFPR, a FUNPAR gerenciou junto com a Universidade os recursos investidos e permitiu agilidade nos processos. Para o diretor superintendente Paulo Bracarense a função da instituição é exatamente essa. ‘É preciso fazer a defesa das fundações de apoio às universidades públicas. Nossa função é dar apoio de forma legal, ética e com compromisso. Ao exercer essa função ajudamos a Universidade a relizar ações como o RU Politécnico’, enfatizou.

Compromisso – O reitor, ao falar na cerimônia de inauguração, confirmou o compromisso com a assistência estudantil. ‘Temos um compromisso com os estudantes e garantimos que os investimentos continuam, como o de mantermos o preço da refeição a R$ 1,30.’

Comunidade universitária presente no primeiro dia de funcionamento
Foto: Izabel Liviski

Depois da inauguração todos se serviram e participaram do primeiro almoço do RU