dce-reitoria-ufpr
Foto: Leonardo Bettinelli/Sucom/UFPR

Reitoria da UFPR e DCE firmam compromisso com pautas do movimento estudantil

06 agosto, 2025
14:59
Por Luana Lopes
UFPR

A Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu membros do Diretório Central dos Estudantes da UFPR (DCE) nesta segunda-feira (4) para ouvir reinvindicações do movimento estudantil. O encontro ocorreu depois de manifestação do DCE em defesa dos Restaurantes Universitários (RUs) e das bolsas permanência.

Os estudantes foram recebidos pela vice-reitora Camila Fachin e por alguns pró-reitores da instituição. O DCE questionou a Reitoria sobre as medidas que foram tomadas em relação à manutenção dos RUs, que retomaram as atividades nesta segunda (4) em contrato emergencial após rompimento unilateral do contrato pela antiga fornecedora. O diretório também reivindicou pautas sobre os restaurantes, como a abertura no período de férias e possibilidade de marmitas para estudantes que trabalham e não conseguem acessar os RUs nos horários de funcionamento.

Além das questões do RU, a Reitoria respondeu questionamentos dos alunos sobre os novos critérios definidos pela lei federal nº 14.914/2024 para as bolsas vinculadas ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Após os questionamentos e respostas serem ouvidos por ambas as partes, DCE e Reitoria firmaram compromissos sobre os assuntos reivindicados.

Reitoria garante que não haverá corte de bolsas de permanência

A mudança dos critérios das bolsas de permanência do PNAEs definiu que o benefício deve ser destinado exclusivamente a estudantes com renda familiar per capita de até 1 salário mínimo. Até então, a UFPR adotava o limite de até 1,5 salário mínimo.

Com a mudança, estudantes com renda acima de 1 salário mínimo e de até 1,5 salário mínimo não poderiam mais ser atendidos com verbas federais – por isso, o DCE questionou a universidade se as bolsas destes estudantes seriam cortadas.

A vice-reitora Camila Fachin e o pró-reitor de Pertencimento e Políticas de Permanência Estudantil, André Gonçalves, garantiram que a UFPR manterá o apoio a esse público com recursos próprios do orçamento discricionário e que nenhuma bolsa será cortada. A Reitoria ainda afirma que está em diálogo com o governo federal e outras autoridades para buscar mais recursos para a universidade.

“Nós temos lutado contra isso junto à Andifes e outras universidades. Nós criamos um consórcio das instituições federais do Paraná, que foi chamado pelo reitor Marcos Sunyê. Estamos unidos para fazer mais força para cobrar essa recomposição orçamentária, inclusive cobrar do governo estadual também um maior aporte das universidades federais do estado”, afirmou a vice-reitora.

DCE e Reitoria terão conversa com empresa fornecedora do RU

Uma das reivindicações do DCE foi a distribuição de marmitas nos restaurantes universitários. Segundo o movimento estudantil, as marmitas seriam uma forma de garantir que os estudantes que estudam e trabalham pudessem se alimentar.

A Reitoria e o DCE, então, combinaram de buscar diálogo com a empresa Nutriville, contratada emergencialmente para os RUs, para verificar a possibilidade do fornecimento de marmitas. Atualmente, este serviço não está previsto em contrato.

Os estudantes também pediram que os RUs não fechem no período de férias do período letivo, para assegurar a alimentação dos discentes da UFPR além dos dias de aula. De acordo com Camila Fachin, a gestão verá a possibilidade de funcionamento dos restaurantes Central e Centro Politécnico.

Outra reinvindicação do DCE foi a colocação de toldos na área de fila do RU do Centro Politécnico; a pauta também teve o compromisso da Reitoria de ser levada para frente.

Por fim, o DCE entregou um abaixo-assinado com mais de 2 mil assinaturas com as reinvindicações dos estudantes.

Foto: Leonardo Bettinelli/Sucom/UFPR

Sugestões

06 agosto, 2025

Por Flávia Keretsch, sob orientação de Mário Messagi Junior Nesta terça-feira (5), o Hospital de Clínicas da Universidade […]

06 agosto, 2025

O professor André Luís Vignatti, do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi um dos […]

06 agosto, 2025

Evento segue até domingo (10) e é hospedado no Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba Com informações dos […]

06 agosto, 2025

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) disponibilizou os resultados das pesquisas de avaliação interna aplicadas aos estudantes de […]