Aberta à comunidade, solenidade marcada para as 19 horas terá homenagem a família do professor Paulo Vinícius Baptista e entrega simbólica de comenda ao físico César Lattes
A transmissão do cargo de reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) à gestão eleita em setembro para o mandato de 2024 a 2028 está marcada para esta sexta-feira (13), às 19 horas, no Teatro da Reitoria, em Curitiba.
Na solenidade, o professor Marcos Sfair Sunye, do Setor de Ciências Exatas da UFPR, receberá o cargo das mãos do reitor Ricardo Marcelo Fonseca, do Setor de Ciências Jurídicas. Fonseca dirigiu a instituição, em dois mandatos, entre 2017 e 2024.
A cerimônia será transmitida pela Superintendência de Comunicação (Sucom) pelo canal Eventos, da UFPR TV, no YouTube. A posse da nova gestão, com divulgação dos nomes, ocorrerá na comemoração dos 112 anos da UFPR, no dia 19 (quinta), às 19 horas, também no Teatro da Reitoria, quando serão anunciadas as primeiras medidas.
A posse da vice-reitora eleita, Camila Fanchin (Saúde), que deve atender também a superintendência do Complexo Hospital de Clínicas (CHC) da UFPR, será em março de 2025. Ela recebe o cargo das mãos da vice-reitora Graciela Muniz (Agrárias).
Além da transmissão do cargo, o cerimonial desta sexta contará com uma homenagem à família do professor e pesquisador Paulo Vinícius Baptista da Silva, que coordenou a Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad) desde a sua implantação, em 2017.
Nome importante da agenda de políticas afirmativas, Baptista foi professor do Setor de Educação de 1995 até outubro passado, quando faleceu aos 59 anos. A homenagem contará com a presença da professora Gizele de Souza, também do Setor de Educação e esposa de Baptista.
Haverá ainda a entrega simbólica da Comenda Victor Ferreira do Amaral e Silva ao físico paranaense César Lattes, cujo nascimento completou 100 anos em julho.
A comenda é a principal homenagem da instituição e é entregue a personalidades ou entidades de mérito no âmbito da política ou da gestão da educação.
A solicitação ao Conselho Universitário da UFPR partiu de docentes do Departamento de Física, que também intercederam pelo busto do cientista inaugurado neste ano na sede da Fundação Araucária, em Curitiba.
Sunye está à frente da chapa Movimento UFPR, que recebeu cerca de 62% dos votos na última consulta pública à comunidade da instituição.
O segundo turno foi disputado com a chapa Avança UFPR, dos professores Fernando Mezzadri (Biológicas), atual pró-reitor de Planejamento, e Cristina Rodrigues (Saúde).
A terceira chapa concorrente foi a Conexões para o Futuro, que tinha Graciela Muniz na disputa pela reitoria e Alexandre Trovon (Exatas) como vice.
Leia as notícias das eleições na UFPR
📳 Receba notícias da UFPR no seu celular
Disputas nos tribunais fundamentam tese destacada pela Capes que investigou contraposição política e jurídica que tem agricultores e indígenas de um lado; e agronegócio e transnacionais do outro.
Os candidatos que participaram da segunda fase do Vestibular 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já podem […]
Nesta sexta-feira (20), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu representantes de importantes movimentos populares urbanos, da Reforma […]
Sediado no Setor de Tecnologia da UFPR, o programa tem a proposta de formação técnica e científica de profissionais, especialmente do setor industrial.