Professor da UFPR é selecionado para lecionar na França

O professor Márcio de Oliveira, do Departamento de Ciências Sociais, foi selecionado para lecionar no Instituto de Altos Estudos da América Latina. Ele irá ministrar dois cursos em Paris, França, de fevereiro e maio de 2011, com os temas Sócio-História da Imigração na América Latina e Imigração e Identidade Nacional no Brasil.

Oliveira é o primeiro professor da UFPR selecionado pelo Instituto, que abre seleção anualmente para professores da América Latina interessados em colaborar com a entidade. Ele irá ocupar a cadeira Simon Bolívar durante o ano de 2011.

O Instituto de Altos Estudos oferece pós-graduação e tem como foco a América Latina, nas mais diversas temáticas. Criado pelo geógrafo francês Pierre Monbeig, um dos primeiros professores estrangeiros convidados pela Universidade de São Paulo, com grande ligação com o Brasil, o Instituto faz parte da Universidade Paris 3, que mantém convênio de cooperação científica com a UFPR. Para mais informações sobre a entidade, o site é www.iheal.univ-paris3.fr.

Universidade de Paris 3

Fonte: Simone Meirelles