Primeira manhã de registro acadêmico transcorre com tranqüilidade

Um dos primeiros da fila, Vinícius Floriano de Moraes, 24 anos, veio para fazer o seu registro no curso de Ciências Contábeis, depois do quarto vestibular prestado. “Minha preocupação agora é conseguir concluir o curso em quatro anos”, comentou. “Trabalho na área e vejo um bom mercado pela frente.”

Opinião compartilhada por outra das calouras do curso. “Há um bom campo de atuação”, disse Rosiane Silveira, 20 anos. “Minha preocupação agora, passado o vestibular, é gostar do curso e conseguir terminá-lo.”

Ansioso pelo início das aulas, em fevereiro, o carteiro Vanderlei Pereira de Almeida, foi um dos que chegou cedo ao Prédio Histórico. “Como funcionário público tenho uma certa flexibilidade no horário”, explicou. “Meu chefe também entende que o fato de eu fazer uma universidade é importante para a empresa e está me apoiando em todo o processo. Quero concluir o curso para progredir nos próprios Correios”, garantiu.

O registro acadêmico é mais uma das etapas do ingresso dos novos alunos da UFPR, mas apenas ele não garante a vaga. Segundo explica o coordenador do NAA – Núcleo de Acompanhamento Acadêmico Robson Tadeu Bolzon, é necessário que o aluno assista aos três primeiros dias de aula ou, caso isso não seja possível, nomeie um procurador para efetivar o registro.

“Essa medida é tomada para que os alunos realmente confirmem os seus registros”, explica. “Isso porque muitos candidatos prestam vários vestibulares e acabam optando por outra instituição. É preciso que ele confirme sua presença e sua intenção de fazer o curso na UFPR.”

Os candidatos classificados no Processo Seletivo 2006/2007 – 1º semestre têm até o dia 2 de fevereiro para efetuarem seus registros, seguindo o cronograma de datas e horários pré-estabelecidos no Manual do Candidato, entregue ainda na realização do vestibular. O manual também traz uma listagem de toda a documentação exigida no processo de registro. As informações estão na página 20 mas podem ser acessadas também no site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br).

Nesta terça-feira, dia 30, devem fazer o registro acadêmico dos calouros dos cursos de Letras, Educação Física, Filosofia, Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental, Enfermagem, Engenharia de Produção, Pedagogia e Direito.

Dia 31 de janeiro os cursos de Física, Farmácia, Medicina Veterinária, Design, Agronomia, além das Engenharias Industrial Madeireira, Florestal e Civil.

Ainda dia 01 de fevereiro será o registro dos calouros de Bacharelado em Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Odontologia, Nutrição, Engenharia Química, Comunicação Social, Arquitetura e Urbanismo, Geologia, Educação Artística, Música, Turismo e Engenharia Mecânica.

Já no dia 02 de fevereiro poderão fazer o Registro os alunos de Ciências Sociais, Psicologia, História, Química, Geografia, Gestão da Informação, Matemática Industrial, Estatística e Matemática.

ESCOLA TÉCNICA – Os classificados no Processo Seletivo da Escola Técnica da UFPR deverão efetuar o Registro Acadêmico no dia 9 de fevereiro das 9 às 13 horas na Sede da Escola localizada na Rua Alcides Vieira Arcoverde, 1225, Jardim das Américas. Informações mais detalhadas sobre os horários do Registro Acadêmico dos cursos de graduação e a documentação exigida podem ser obtidas pelo telefone 3310-2602 (NAA – Núcleo de Acompanhamento Acadêmico), no Guia do Candidato ou nos sites do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br) e da Escola Técnica (www.et.ufpr.br).

Alunos devem colher digital

Entrada dos calouros pela XV de Novembro