Prefeito de Pinhais traz demandas ao reitor da UFPR

O prefeito de Pinhais, município da região metropolitana de Curitiba, Luiz Goulart Alves, fez uma visita hoje ao reitor Zaki Akel Sobrinho. No encontro, foram discutidos dois pontos distintos. Em relação às ocupações no conjunto residencial Graciosa, em Pinhais, o prefeito trouxe um estudo completo sobre o caso.

Alunos do setor de Ciências Jurídicas da UFPR estão dando um suporte jurídico aos ocupantes – aproximadamente cem famílias. ‘Essa é uma questão complexa, por isso trouxemos esses documentos ao reitor, para que o núcleo jurídico da UFPR veja todos os lados do problema’, explicou Alves.

Em um segundo momento, o prefeito fez um pedido à UFPR: Pinhais ganhou o direito de receber uma unidade do Instituto Federal do Paraná, antiga escola técnica da UFPR. Porém, o município não possui espaço para a construção –perto de 60 mil metros quadrados seriam necessários.

A UFPR possui uma fazenda no Município, conhecida como Estação Experimental Canguiri. A prefeitura da cidade pede agora à UFPR a cessão do espaço necessário dentro da estação para a construção do Instituto.

O reitor Zaki Akel prometeu levar o pedido até o Conselho superior da Universidade, o Coun. ‘Vamos levar o pedido oficial ao conselho, e lá a cessão será ou não aceita’, explicou o reitor.

O reitor e o prefeito de Pinhais
Foto: Leonardo Bettinelli

Fonte: Bruno Zermiani, sob orientação de Fernando César Oliveira