Oficinas da Siepe aproximam público de assuntos relevantes

Muito mais do que apresentar os diversos trabalhos científicos produzidos na UFPR, a Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) traz à tona e esclarece assuntos de interesse da comunidade acadêmica. Além das palestras e mesas-redondas, a semana busca apresentar e discutir temas com interação maior através das oficinas.

São 27 oficinas ao longo dos cinco dias do evento. Elas são ministradas por professores e estudantes envolvidos com projetos de ensino, pesquisa ou extensão e baseadas em ações realizadas durante o ano. ‘As palestras ajudam a mostrar o trabalho feito nos projetos e a integrar pessoas de diferentes áreas do conhecimento através de assuntos interessantes’, explica Marilene Reimer, da comissão de organização do evento.

Uma das oficinas tem como tema ‘Bate-bola ─ O que a Copa tem a ver com você?’, e busca sensibilizar a comunidade acadêmica com relação ao evento ─ Curitiba será cidade sede ─; incentivar a fiscalização dos impostos revertidos em obras para 2014 e a perceber como o impacto deste grande evento na vida da sociedade.

‘A Universidade contém a parte da população que tem grande capacidade de produção de conhecimento, intervenção e no processo de formação de opinião, por isso é importante essa sensibilização quanto à Copa’, conta o ministrante da oficina, professor Leandro Franklin.

As oficinas trazem para perto dos participantes os assuntos discutidos. Na palestra ‘Orçamento pessoal: como controlar suas finanças’, por exemplo, os presentes aprendem a fazer sua planilha individual para administrar seu dinheiro.

Já na oficina ‘Plantas Medicinais’, são passados os seus benefícios, distribuídas suas mudas e chás medicinais são experimentados.

No decorrer do evento, serão realizadas oficinas todos os dias, mas em horários diferentes. Na terça e na quinta-feira, elas ocorrerão à noite, a partir das 19 horas. Na quarta e na sexta-feira, a partir das 8 horas.

As inscrições foram feitas pela internet e todas as oficinas tiveram vagas esgotadas, porém como alguns inscritos faltam, esses espaços vagos podem ser preenchidos na hora da oficina, sem inscrição.

A programação completa do evento pode ser conferida no site www.siepe.ufpr.br.

Fonte: Marina Pilato, sob orientação de Fernando César Oliveira