Um projeto de mobiliário urbano desenvolvido na UFPR foi selecionado para a final do Prêmio Brasileiro de Design. O conceito é dos estudantes de design Cristina da Silva Simão e Felipe Dalla Pria Leme e aproveita a estrutura de postes de energia para a instalação de bancos, mesas e bicicletários.
Batizada de Furbe: mobiliário urbano em simbiose com a estrutura urbana da cidade, o equipamento é fruto do trabalho de conclusão dos estudantes e teve a orientação da professora Yasmin Fabris.
O projeto explorara a noção de simbiose, quando duas espécies estabelecem uma relação harmoniosa com benefício mútuo, combinando a estrutura dos postes com a demanda por novos mobiliários para as cidades.
Segundo os desenvolvedores, o novo equipamento “auxilia nas atividades diárias do meio urbano, proporcionando locais adequados para alimentação, encontro de pessoas, suporte de objetos e descanso. Além disso, em escala maior, ela incentiva a ocupação da cidade por meio de mobiliários de baixo custo, otimizando o espaço e os recursos públicos”.
Os vencedores do prêmio serão conhecidos em janeiro de 2025 e a entrega acontece na 14ª Bienal Brasileira de Design que acontece em Aracaju (SE), ainda sem data marcada.
Confira o vídeo promocional do novo equipamento
Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição A Universidade […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove uma série de ações culturais e artísticas no mês de novembro […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está presente na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas […]
Óbito reforçou a urgência na conservação da espécie, considerada criticamente ameaçada de extinção. Por LEC-UFPR O filhote de […]