Minicurso aborda aproximação do galego com o português

Uma das situações abordadas é a situação do galego na Espanha, e também sua aproximação com o nosso idioma. ‘O português é um desdobramento do galego. A ideia do curso é discutir questões da língua portuguesa em um sentido amplo, que envolva tanto o galego quanto o crioulo de base portuguesa. O curso tem essa dimensão’, comenta Carlos Alberto Faraco.

Um fato curioso é que poucos brasileiros conhecem as origens galegas de seu próprio idioma, diferente do que acontece na Galícia (região da Espanha situada acima de Portugal que tem o galego como língua mãe), onde o povo tem este conhecimento, segundo Faraco. ‘Eles têm mais noção da história da língua do que nós’, aponta. ‘No Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, não há um registro sobre o galego, o que é um absurdo. É como se o filho não falasse com o pai. Na Espanha, as pessoas que falam galego têm conhecimento desta falta e cobram isso da gente’, revela.

Outro tema abordado pelo minicurso é a situação do português em Cabo Verde. ‘Lá a população fala cabo-verdiano, que é um crioulo de base portuguesa, enquanto o Estado funciona com o português, que é o idioma oficial, mas pouco falado. O ideal seria instaurar o bilinguismo efetivo, em que ambos usassem as duas línguas. No curso será discutido se isso é viável ou não’, explica Faraco.

O minicurso é direcionado para qualquer pessoa do curso de Letras (aluno ou professor) e interessados em história e geografia. Os interessados podem se inscrever até a véspera do início do curso pelo site http://sites.google.com/site/abralincurtiba2011/minicursos-disponiveis-no-xx-instituto. O VII Congresso Internacional da Abralin é realizado no Complexo da Reitoria da UFPR, na rua General Carneiro, 460 (Edifício D. Pedro I).

O professor e ex-reitor Carlos Alberto Faraco ministra o minicurso com o Prof. Xoán Carlos Lagares
Foto: Rodrigo Juste Duarte /UFPR

Fonte: Rodrigo Juste Duarte /ACS