Integrantes do Projeto Rondon já foram selecionados

Tiago Mafra, aluno do curso de Oceanografia; Marina Leal, estudante de Biologia; Regina Célia da Cruz, aluna de Fisioterapia; Ana Claudia Lunelli, acadêmica de Nutrição; Vinicius Pig, aluno de Gestão Ambiental e Larissa Boing do curso de Turismo são os alunos da UFPR selecionados para trabalhar no Projeto Rondon, em Campo Largo do Piauí, a cerca de 120 Km de Terezina, no período de 12 a 28 de janeiro de 2008.

A seleção, realizada em novembro, mobilizou aproximadamente 100 estudantes de vários cursos da UFPR. A primeira etapa constou de entrevistas e, posteriormente uma dinâmica com estudo de caso. Ainda um segundo momento, o Treinamento Seletivo, reuniu 12 alunos durante duas semanas de dezembro em Curitiba e no Setor Litoral.

Durante esse período os estudantes tiveram acesso às atividades formativas sobre temas de interesse ao Projeto Rondon – Direitos Humanos, cidadania, necessidades especiais e outros. Os seis participantes foram escolhidos após serem cumpridas as duas etapas: “a idéia foi formar uma equipe multidisplinar, versátil e coesa”, explica o professor Daniel Canavese do Setor Litoral, um dos coordenadores da iniciativa.

A cidade – Campo Largo do Piauí é uma cidade pequena, com seis mil habitantes cuja principal fonte de renda é o Programa Bolsa Família, informa o professor Daniel, que já esteve no local acompanhado do professor Marcos Signorelli do Setor Litoral que também está à frente do projeto.

Segundo o coordenador, na região existem demandas importantes com relação a informações sobre Gestão Escolar, Sistema Único de Saúde e noções de cidadania. Nessa perspectiva, a equipe da UFPR pretende atuar em quatro eixos: um deles serão as oficinas e os cursos para preparar multiplicadores nas questões já citadas, o segundo compreende as Interações Culturais e Humanísticas, o terceiro é relativo às atividades coletivas que serão desenvolvidas com os profissionais da cidade e o quarto refere-se às ações direcionadas ao público da Melhor Idade, conta o professor Daniel.

Campo Largo do Piauí
Foto: Professor Daniel Canavese