Instituto da Visão realiza programa de prevenção à cegueira

No dia 24 de novembro, sábado, o Instituto da Visão da UNIFESP, em parceria com a Secretaria da Saúde, realizará Mutirão de Retinopatia Diabética, para detecção e tratamento gratuito do olho diabético, doença responsável por grande parte dos casos de cegueira e incapacidade visual na população brasileira.

A retinopatia diabética atinge 35% dos diabéticos, sendo que 8% correm o risco de ficarem cegos, se não forem tratados a tempo. O aumento da cegueira causada pelas doenças de retina é epidêmico. A cegueira da diabete é irreversível, portanto, precisa ser evitada com diagnóstico e tratamento adequado.

A cada dois meses, conforme calendário pré-estipulado, um grupo de oftalmologistas, residentes, enfermeiros, estudantes de enfermagem e membros de clubes de serviços, se reúnem em caráter voluntário, para atender a população menos favorecida, em sistema de mutirão. Todos os pacientes são devidamente examinados e, após a triagem, encaminhados para os procedimentos necessários. Conforme o estágio da doença, os

portadores de retinopatia diabética são submetidos à primeira aplicação de laser no mesmo dia.

Todos os pacientes devem comparecer devidamente acompanhados e alimentados. Além do documento de identidade, devem apresentar o ‘Cartão Nacional de Saúde’, que pode ser obtido no Posto de Saúde mais próximo de sua residência.

Local: Instituto da Visão

Endereço: Rua Botucatu, 820

Informações: 5906-0630

Informações para a Imprensa:

Fonte: ACS