Inscreva sua história e comemore os 95 anos da UFPR

Por toda a Universidade já estão afixados os cartazes que divulgam o concurso ‘A minha UFPR’ para quem quer contar sua história na mais antiga universidade brasileira. O concurso receberá, a partir do dia 01 de outubro, histórias da comunidade acadêmica e da sociedade paranaense que tenham de alguma forma relação com a UFPR.

O principal objetivo do concurso é estimular que a sociedade conte um pouco da história dos 95 anos da Universidade Federal do Paraná por meio de causos, passagens ou momentos vivênciados na instituição. ‘O que queremos resgatar com esse concurso é o que de mais importante a instituição tem: a relação humana. Toda infra-estrutura que compõe a Universidade é importante. novos espaços físicos ou mesmo as fotos que mostram o lançamento da pedra fundamental. Mas as pessoas são quem fizeram dela uma das mais importantes instituições de ensino públicas do País. E temos certeza que existem muitas histórias expressivas que podem ser contadas e que revelarão significativos momentos da UFPR’, explica Patricia Favorito Dorfman, assessora de comunicação da Universidade.

Participação – As histórias para o concurso ‘A minha UFPR’ só poderão ser inscritas no site da UFPR a partir do dia 01 de outubro. Durante todo o mês de outubro, até às 18 horas do dia 31, cada participante poderá inscrever quantas histórias quiser.

Para se inscrever, o interessado deverá ler o regulamento que estará disponível no site da UFPR e concordar, para depois preencher os dados da ficha de inscrição. ‘Após a inscrição, o participante escreve a história no próprio site’, esclarece a assessora. Porém, como o objetivo desse concurso é revelar histórias curtas e que contenham um pouco do dia-a-dia da UFPR, os textos não poderão ter mais do que 1900 caracteres, cerca de 20 linhas. ‘O livro que será editado deverá selecionar no máximo 30 histórias que devem ser de fácil leitura e compreensão, permitindo uma interação do leitor com a Universidade’, explica Patricia.

Seleção – Das histórias inscritas serão selecionadas um máximo de 30 para fazerem parte do livro que será lançado no dia 19 de dezembro. Para selecionar as histórias, será formada uma comissão de pessoas ligadas a Universidade. Porém, todos os textos inscritos serão disponibilizadas a partir do dia 19 de dezembro no site da UFPR. ‘Queremos que a comunidade participe e que a instituição revele um lado que até agora ficou restrito a cada pessoa que de alguma forma se relacionou com a Universidade. Como símbolo da cidade de Curitiba, esses testenunhos também ajudarão a contar um pouco da própria memória da cidade.’

Fachada do Prédio Histórico UFPR
Foto: Liz Wood