Extensão na UFPR integrou vários projetos, programas e cursos em 2007

Essas iniciativas assumem as formas de “programas” ou conjunto de atividades que gerenciam as modalidades de ensino, pesquisa e extensão em caráter institucional a favor de questões sociais relevantes. Ainda os “projetos” constituem um conjunto de atividades educativas, artísticas, científicas ou tecnológicas que envolvem professores e estudantes e são desenvolvidas na comunidade. Outras ações complementares são também planejadas e executadas para atender interesses específicos como as assessorias, consultorias e outras formas de prestação de serviços.

O universo da Unidade compreende as demais ações como os cursos de extensão que visam a socialização do conhecimento acadêmico e os eventos – seminários, conferências, debates e similares. Segundo o relatório das atividades desenvolvidas pela Coordenadoria de Extensão, enviado à PROPLAN – Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças, o ano de 2007 incorporou um total de 317 ações, sendo 19 programas, 107 projetos e 191 cursos.

Os programas abraçam as diversas áreas do conhecimento como Saúde, Agrárias, Direito, Educação, Ciência e Meio Ambiente e envolveram no decorrer do ano 118 docentes, 39 técnicos administrativos e 119 alunos. Os cursos de extensão promovidos pelos setores, pró-reitorias e pelo Hospital de Clínicas foram ministrados por 116 docentes e estudantes para um público estimado em 7.976 alunos.

Já os projetos mobilizaram 318 professores, 80 técnicos e 516 acadêmicos, priorizando benefícios como a inclusão e reabilitação social, promoção e prevenção na área da Saúde, educação e cidadania, assessoria jurídica popular, atividades de integração direcionadas à Terceira Idade, oficinas de artes, incentivo ao turismo local, alimentação, educação ambiental e outros.

Foto: arquivo ACS

Fonte: Sônia Loyola