Estudantes da UFPR têm melhor formação com a bolsa do PET-Saúde

A Universidade Federal do Paraná participa do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), do Ministério da Saúde. Dentro da UFPR, existem duas unidades que atendem ao PET: em Colombo e em Curitiba. Os cursos que trabalham pelo programa são Medicina, Odontologia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Nutrição e Enfermagem.

O programa nacional surgiu em 2008 e tem o objetivo de melhorar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população através de trabalho e aprendizado de bolsistas estudantes, docentes e profissionais.

As instituições de ensino participantes são selecionadas de acordo com as propostas oferecidas. Para esse ano, foram 111 no país todo, incluindo a Universidade Federal do Paraná. Nas áreas de Saúde da Família, Saúde da Criança, Saúde do Idoso, Saúde Bucal, Alimentação e Nutrição, Sistemas de Informação e Doenças Negligenciadas atuam 14 cursos de graduação das universidades selecionadas.

A estudante do sexto período de Odontologia da UFPR, Carolinne Rodrigues, participa do projeto desde 2009 e valoriza a possibilidade de entrar em contato com a saúde coletiva. ‘Durante o PET-Saúde podemos acompanhar famílias, escolas e creches, auxiliando pessoas com necessidade’, afirma.

Para a coordenadora da sede curitibana, Denise Siqueira de Carvalho, a maior importância do projeto para os alunos bolsistas é a questão interdisciplinar. ‘Eles estão inseridos no serviço de saúde e vivenciam essa rotina de trabalho em equipe’, explica.

O objetivo do PET-Saúde é, segundo Denise, a melhor formação acadêmica de profissionais adequados à prática de saúde, visando ao atendimento de qualidade a toda a população através do Sistema Único de Saúde.

Fonte: Mariana Braga (bolsista), sob supervisão de Mário Messagi Jr