Direitos Humanos serão tema de Encontro Internacional na UFPR

A Associação das Universidades do Grupo Montevideo – AUGM -, através da Vice-Reitoria da Universidade Federal do Paraná, irá promover nos dias 1º e 2 de agosto próximo, o 2º Encontro Internacional de Direitos Humanos da UFPR. Paralelamente, acontecerão o 5º Seminário Internacional da Cátedra Unesco/AUGM Cultura da Paz e o 9º Encontro do Núcleo Disciplinar da AUGM: Educação para a Integração. A programação será realizada no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas, no Prédio Histórico da universidade, com entrada pela Praça Santos Andrade, 50, 1º andar.

A manhã do dia 1º, uma segunda-feira, inicia com o credenciamento às 8 horas. Das 9 às 9h20min o reitor Carlos Moreira Júnior e a vice-reitora Maria Tarcisa Bega realizam a cerimônia de abertura, seguida da Mesa Redonda sobre os Direitos Humanos e dos Refugiados e o lançamento da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Na parte da tarde, nova Mesa Redonda sobre a Cátedra da Cultura da Paz, seguida de palestras sobre Justiça e a Educação em Direitos Humanos e a atuação do Núcleo Disciplinar Educação para a Integração. A programação do dia termina com a sessão solene do Conselho Universitário da UFPR que outorgará o título de Doutor Honoris Causa ao professor e jurista Dalmo de Abreu Dallari, personalidade ímpar no cenário nacional e internacional, cuja bagagem é indissociável da própria história da luta pela liberdade neste país, pelo trabalho de jurista brilhante, sempre centrado na temática dos Direitos Humanos.

Atividades Paralelas

Na manhã do dia 2, reuniões de trabalho nas dependências da Pós-Graduação em Direito, no 3º andar do Edifício Central. As atividades do Núcleo Disciplinar Educação para Integração acontecem no Mini-auditório; Cátedra Unesco de Cultura da Paz, na Sala José Nicolau dos Santos; e Cátedra Sérgio Vieira de Mello, na Sala de Defesas do Mestrado.

A Conflitualidade das relações políticas e sociais – a questão dos Direitos Humanos – será o tema central das discussões do dia 2. A partir das 10h40min, Mesa Redonda sobre Exílios, Movimentos Sociais e Direitos Humanos. Às 14h30min, o debate será sobre Criminalização, Militarização, Segurança Pública e Cidades Educadoras. Às 15h40min, Direitos Humanos no Mercosul; às 17 horas, Comunicações de trabalhos da Cátedra de Direitos Humanos da UdelaR, do Uruguai e, às 18 horas, encerramento e lançamento da Revista Eletrônica em Direitos Humanos da UFPR.

Dalmo Dallari
Foto: Arquivo pessoal