Curso de Luteria da UFPR é tema do programa Globo Universidade

A formação e o trabalho do lutier, profissional que elabora e confecciona instrumentos de corda, são tema do Globo Universidade desta semana. Em foco, o curso de Tecnologia em Construção de Instrumentos Musicais, a primeira graduação em luteria do Brasil.

O curso de Luteria da UFPR tem apenas três anos e o professor Aloísio Schmid, fundador e coordenador do curso, em entrevista à emissora, avalia de forma positiva os resultados da iniciativa. ‘O assunto luteria é fascinante e encontrou na universidade uma receptividade muito grande. A academia tem a vantagem do apoio das disciplinas teóricas e de pesquisa’, explica.

Os alunos estudam e atuam na concepção, construção e restauração de instrumentos. Além do domínio artístico e estético, aprendem teoria, princípios de química, acústica e história da música e dos instrumentos. O objetivo é garantir uma formação integral, que capacite esses futuros profissionais.

O programa vai ao ar aos sábados, às 7h15, na Rede Globo; às 13h30, no Canal Futura; e às 15h30, na Globo News. O Futura também apresenta reprises nas quartas-feiras, às 15h10, e nas quintas-feiras, às 03h. As edições também estão disponíveis na íntegra no site.

Curso de graduação em Luteria da UFPR é o primeiro do Brasil

Fonte: Lais Murakami