Curso de economia terá discplina sobre Terceiro Setor

Trata-se da disciplina de Economia do Terceiro Setor que será ministrada pela professora Ana Lucia Jansen de Mello de Santana, do Departamento de Economia e Coordenadora do NITS – Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Terceiro Setor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas.

O objetivo da disciplina é apresentar e discutir o conteúdo específico das organizações sem fins lucrativos ou econômicos, buscando formar uma sistematização teórica e aplicada, observando desde os fundamentos da criação destas organizações, sua atuação como entes econômicos, os aspectos legais e normativos que limitam ou estimulam sua atividade. Também serão enfatizadas as relações destas organizações com o Estado, com as empresas que visam lucro e com a sociedade em geral.

A disciplina amplia a discussão para tratar também de tecnologias sociais mais conhecidas, da economia solidária ou social, do microcrédito, do associativismo e das cooperativas. A disciplina amplia o leque das optativas do Curso de Ciências Econômicas para seus alunos e também poderá receber matrícula de alunos de outros cursos da UFPR e de interessados, desde que graduados e havendo vagas isponíveis. A disciplina não apresenta pré-requisitos.

Setor de Ciências Sociais da UFPR
Foto: arquivo Google