‘Comunicação On-line’ mais dinâmico

Entre os principais objetivos do ‘Comunicação’ – o jornal laboratório do curso de Jornalismo da UFPR – para 2008 está a criação de um novo site, mais dinâmico e de fácil navegação. É o que afirma a secretária de redação do Comunicação On-line Aline Baroni. Ela diz que também têm preocupações em relação à qualidade das reportagens. “O objetivo também é levar ao leitor notícias cada vez mais precisas, e cada vez mais informações, investindo tanto em reportagens factuais como em analíticas”. A inauguração do novo site está prevista para março, logo após o recomeço de grande parte das aulas na Universidade.

Criado em 1997 para suprir a necessidade que os alunos de jornalismo tinham de publicarem a sua produção, e que por falta de dinheiro acabava não saindo no jornal impresso, o Comunicação On-line foi o primeiro jornal laboratório on-line do Estado do Paraná e um dos primeiros do Brasil, já que a Folha On-line – primeiro jornal em tempo real em língua portuguesa – foi criado um ano antes, em 1996. “A página era apenas uma transposição de matérias produzidas para leitura em papel”, recorda o ex-secretário de redação do Comunicação On-line e um dos desenvolvedores do site, Célio Yano.

Segundo Yano, com o passar dos anos, acompanhando a evolução do webjornalismo e da própria mídia eletrônica, o Comunicação On-line se tornou veículo próprio para o suporte eletrônico, com a criação de disciplinas optativas para os alunos de terceiro e quarto anos do curso e a inclusão de conteúdos adequados ao jornalismo on-line para os alunos do segundo ano.

E o ano de 2007 trouxe uma mudança radical para o site. Além da abertura editorial do ‘Comunicação’ – que deixou de abordar somente assuntos internos da UFPR e abriu sua cobertura para assuntos nacionais, estaduais e locais, foram criadas a TV e a Rádio Comunicação, que veiculam a produção dos alunos nas disciplinas de Laboratório de Radiojornalismo e Laboratório de Telejornalismo respectivamente. Também foi produzida a Galeria Comunicação, com ensaios fotográficos feitos por alunos de Jornalismo. Tudo isso tornou o jornal laboratório on-line em um portal multimídia, acompanhando a tendência mundial no meio informacional: a convergência de mídias. “Atualmente considero o site mais importante do que o impresso, uma vez que o conhecimento sobre novas mídias é hoje imprescindível para o profissional de comunicação”, afirma Yano, um dos principais responsáveis pela nova fase do Comunicação On-line.

No ano passado o Comunicação On-line recebeu 75.011 visitas realizadas de 69 países diferentes. Contudo, a pretensão é aumentar o número de acessos neste ano. “Mas, mais do que isto, queremos tornar o jornal uma fonte de informação fixa para os curitibanos e, mais especificamente, para os estudantes, professores e funcionários da Universidade”, completa Aline.

O PROJETO COMUNICAÇÃO – Como se não bastasse o jornal ‘Comunicação’ envolver as versões impressa e on-line – com rádio e TV, o projeto ainda possui um telejornal semanal exibido na UFPR TV. Todavia, o professor do Departamento de Comunicação Social da UFPR, diretor de redação e jornalista responsável pelo Comunicação Mário Messagi Júnior, quer produzir um telejornal diário. O que se torna cada vez mais próximo com a criação de uma redação para o jornal, composta por alunos bolsistas, dentro das instalações do Departamento de Comunicação Social da UFPR, que ficam no campus do Pólo da Comunicação situado no bairro do Juvevê. “Desta forma, pretendemos dar mais agilidade à cobertura factual, aproximando também o Comunicação On-line da agilidade, hoje vista no jornalismo praticado na Internet”, declara o secretário de redação do Comunicação impresso Sandoval Poletto.

Participam do projeto cerca de cem alunos, do segundo ao quarto ano, divididos entre as funções de repórteres, editores, diagramadores, fotógrafos, ilustradores, chargistas, webmasters e chefes. Além do professor Messagi, mais três professores participam da coordenação do Projeto Comunicação: João Somma Neto – Laboratório de Telejornalismo, Patrícia Thomaz – Laboratório de Radiojornalismo e Rodney Caetano – Laboratório Avançado de Jornalismo Impresso.

Segundo a secretária de redação do Comunicação On-line Aline Baroni, o Jornal Comunicação é uma simulação da realidade do jornalista para os que trabalham nele e um jornal de verdade para os leitores. “Os participantes aprendem não somente a escrever e editar, mas também a cumprir prazos e trabalhar em equipe, como vão fazer em uma redação convencional, tendo como objetivo principal informar a comunidade acadêmica com um enfoque diferenciado”, explica.

Para o professor Messagi o ‘Comunicação’ equivale aos hospitais-escola, fundamentais para a formação dos novos médicos, é um jornal escola. “Como projeto pedagógico, é essencial para os alunos, que podem, assim, ter uma prática acompanhada e discutida dentro da Universidade”, finaliza.

Agora o Comunicação é um portal multimídia. O jornal recebeu mais de 75 mil visitas em 2007
Foto: Divulgação

Equipe vencedora do 12º Premio Sangue Novo do Jornalismo Paranaense. Melhor jornal laboratório
Foto: Divulgação