CEPEC apresenta novo volume do boletim de conjuntura

O novo boletim expõe o simpósio intitulado:
“Desindustrialização, Volatilidade Cambial e Previdência Social”, que apresenta um debate sobre a hipótese de “desindustrialização” da economia brasileira, a partir da análise exposta no artigo dos economistas Fábio Scatolin, Gabriel Porcile Meirelles e Francisco José Castro.

No que se refere a “volatilidade cambial”, a análise apresentada por Jose Luis Oreiro e Luciano Fereira Gabriel expõe os aspectos conjunturais dos regimes de câmbio adotados diante dos fluxos internacionais de capitais. Outro tema abordado no simpósio do boletim “Economia & Tecnologia” gira em torno do polêmico debate sobre a reforma da Previdência Social. Neste sentido, o artigo do economista Fábio Giambiagi, pesquisador do IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, destaca a urgente necessidade de uma reforma previdenciária para a consolidação do ajuste fiscal da economia brasileira.

O boletim “Economia & Tecnologia” apresenta também análises temáticas de conjuntura nas áreas: Nível de Atividade, Inflação e Política Monetária; Política Fiscal e Dívida Pública; Economia Paranaense; Setor Externo e Economia Internacional; Economia e Tecnologia; Opinião, e Indicadores Econômicos. As áreas temáticas são coordenadas, respectivamente, pelos professores Marcelo Curado, Marcio José Vargas da Cruz, Nilson de Paula, Walter Shima, Armando Dalla Costa e Igor Zanoni Carneiro Leão, do Departamento de Economia da UFPR.

Com publicações trimestrais, o referido boletim de conjuntura procura levantar o debate econômico tanto no âmbito acadêmico como empresarial, com a finalidade de fornecer subsídios aos tomadores de decisão do setor público e privado. Neste contexto, a cada edição do boletim são convidados economistas de renome nacional das mais diversas correntes ideológicas para enriquecer ainda mais as discussões apresentadas. Desde a criação do boletim – em maio de 2005, participaram como convidados: Luis Carlos Bresser Pereira (FGV-SP), Yoshiaki Nakano (FGV-SP), Deputado Federal Delfim Netto, Fernando de Holanda Babosa (FGV-RJ); Márcio Holland (UFU-MG) e Fábio Giambiagi (IPEA).

O presente trabalho desenvolvido pelo CEPEC – com o apoio do TECPAR –Instituto de Tecnologia do Paraná – vem ganhando projeção e reconhecimento da comunidade acadêmica e dos mais diversos segmentos do setor público, empresarial e político; fortalecendo mais um canal de debates e discussões no âmbito regional e nacional.

O boletim de conjuntura “Economia & Tecnologia” está disponível na Secretaria do CEPEC. Mais informações para a compra do boletim podem ser obtidas na Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 – Campus Jardim Botânico – Telefone: (41) 3360-4400/4440 – E-mail: cepec@ufpr.br

O novo volume já se encontra à venda no CEPEC
Foto: Arquivo CEPEC

Link(s) relacionado(s):