CENACID lança mapa brasileiro de desastres

A conferência, às 17h30min no auditório do 1º andar do Edifício da Administração do Centro Politécnico, marca o Dia Internacional para Redução de Desastres estabelecido pela ONU. Em diversos países serão realizadas atividades que culminam com o lançamento de uma campanha mundial com o tema “A Prevenção de Desastres começa na Escola”.

Na UFPR, além da conferência haverá o lançamento da primeira versão do Mapa Brasileiro de Desastres que qualifica o tipo de ocorrências e a distribuição por regiões. Neste primeiro número são relatados os casos registrados no Brasil em agosto e setembro, como incêndios no campo e cidades, abertura de cratera em Almirante Tamandaré, choque de trem no Rio de Janeiro e tempestades ocorridas no Paraná. Todos os meses haverá o lançamento de uma nova edição e no fim do ano um mapa unindo todos os problemas, explica o coordenador do CENACID, professor Renato Eugênio de Lima.

Também a partir de quarta-feira será disponibilizado no site do CENACID um jogo interativo com o objetivo de estimular as pessoas a adotar alternativas naturais na prevenção de acidentes. O jogo foi desenvolvido pela ONU e consta de desafios para resolver os problemas de cidades atingidas por desastres. Por enquanto a versão disponível do jogo é em Inglês, mas dentro de pouco tempo deverá ser ofertada também em Espanhol e em Português. O site do CENACID é www.cenacid.ufpr.br

Contatos poderão ser feitos com o professor Renato Eugênio de Lima pelo telefone 3361-3166.

região atingida pelo terremoto no Peru
Foto: CENACID

Link(s) relacionado(s):