O “Curso de Formação Acadêmica de Professores, ATTC Curitiba 2024” ocorreu de 16 a 20 de setembro, de forma presencial, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O curso foi coordenado pelas professoras Sonia Raboni e Denise Carvalho, do Departamento de Saúde Coletiva da UFPR, e por Edison Tizzot, do Setor de Ciências da Saúde, com o apoio do professor Matthias Siebeck (Universidade Ludwig Maximilian de Munique, LMU) e de Veronica Encina (Centro de Saúde Internacional – CIH/LMU). O objetivo do curso foi aprimorar as habilidades docentes na educação médica.

O ATTC – Academic Teacher Training Course foi realizado com a mentoria do professor Matthias Siebeck, do Center for International Health da LMU.
Ao todo, 14 participantes da UFPR, da Universidad del Rosario (Colômbia) e da Universidad San Francisco Xavier de Chuquisaca (Bolívia) participaram de sessões práticas sobre microensino, feedback, consulta de grupos de pares, OSCE, MiniCeX, DOPS e aprendizagem baseada em casos, além de desenvolverem seus planos de aula.



“Agradecemos ao Setor de Ciências da Saúde e à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFPR pelo apoio, ao Ceapp UFPR-Iphan pela disponibilização do espaço e parabenizamos todos os participantes pela dedicação”, disse a professora Sonia Raboni.
As próximas etapas incluem a fase de transferência, onde os participantes aplicarão o aprendizado, e um simpósio online para compartilhar os resultados.
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]
Por Prograp-UFPR Estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná […]
No ano em que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou duas décadas da implementação das cotas raciais, […]