Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Araci Asinelli recebe honraria da Polícia Militar

A professora da UFPR Araci Asinelli foi agraciada com a Medalha de Sarmento, que corresponde à maior honraria concedida pela Polícia Militar às pessoas que se destacaram em favor da causa pública em suas áreas de atuação, atividade social ou como cidadão sendo elas da Policia Militar, da sociedade civil organizada e da comunidade. A solenidade foi realizada no Quartel do Comando-Geral, em Curitiba, oportunidade em que foi realizada uma feira com exposição de 29 projetos, ações inovadoras desenvolvidas por policiais militares, muitos dos quais de interação entre a polícia e a comunidade que estão retirando crianças das ruas ou de situações de risco.

Em Curitiba foram entregues 32 medalhas. Além delas, mais 40 policiais que desenvolveram as ações inovadoras também recebem certificados de reconhecimento. Foram homenagedas aquelas pessoas que prestam grandes serviços à comunidade paranaense e brasileira, nas áreas da saúde, educação, segurança, legislação, entre outros. ‘Eu tive a honra de, na qualidade de professora da UFPR, ter sido uma das pessoas a que foi concedida a Medalha de Sarmento, entre Secretários de Estado e Militares que se destacaram de alguma forma’, disse Araci.

O coronel Sarmento é patrono da PM pelo seu heroísmo, principalmente por ter sido um oficial exemplar a ponto de, em determinada situação, ter perdido um dos olhos em combate e continuar defendendo seu comandante, por isso é exemplo para todos os milicianos, explicou o comandante-geral da PM, coronel Rodrigo. Ele entrou para a história do Paraná logo em sua primeira missão: o combate de Irani, na Campanha do Contestado, em 1912. A batalha envolveu Paraná e Santa Catarina em disputas fronteiriças. Participou de todas as operações revolucionárias no período de 1912 a 1926, e comandou a tropa paranaense na Revolução de 1924. Em 21 de Abril de 1934, Sarmento faleceu no dia de Tiradentes ─ patrono das Polícias Civis e Militares do Brasil.

Foto(s) relacionada(s):


Araci Asinelli
Foto: Soldado Gomes da PM

Fonte: Leticia Hoshiguti, com informações de Marcia Santos, Jornalista PMPR