Ações diferenciadas atraem visitantes da Feira de Profissões

Já imaginou usar o ar ou seu próprio corpo para transmitir eletricidade? Ou então, descobrir que o número 1 é igual ao número 0,999…? E ver suas fotos como imagem tridimensional? Essas são algumas das atividades diferenciadas que estão sendo realizadas pelos alunos da UFPR durante a Feira de Cursos e Profissões para mostrar aos visitantes que as aulas de muitos cursos vão além das anotações e explicações dos professores.

Física

Os alunos do curso de Física que participam do Projeto FiBrA (FÍsica Brincando e Aprendendo) realizam atividades para atrair os visitantes com experimentos que deixam as pessoas de cabelo em pé como o Gerador de Van der Graaff, a Bubina deTesla, que transmite eletricidade pelo ar, a cadeira de Pregos ou o Arco Voltaico. ‘Nosso objetivo é mostrar a física de forma atrativa e divertida, com ações do cotidiano’, explica a aluna do 8º período do curso de Física, Raila André.

O visitante Pedro Henrique Areco Torres foi um dos voluntários que se ofereceram para participar das experiências. O estudante pretende fazer vestibular para Administração, mas também quis aprender como é possível acender uma lâmpada transmitindo pelo corpo a energia gerada com a Bubina de Tesla. ‘Mesmo não sendo a opção que eu escolhi para o vestibular, é interessante saber o que os outros cursos fazem’, comenta Pedro.

Enquanto Pedro fazia a experiência, outro grupo de alunos que visitavam a sala de Física estavam de mãos dadas para outra demonstração. A surpresa é ao descobrir que a corrente elétrica que passa pelo primeiro alunos é transmitida aos outros também.

Matemática

‘Quem acertar as questões ganha um prêmio’. Essa é a forma que os alunos curso de Matemática usam para atrair os visitantes. Com um quadro cheio de curiosidades matemáticas, os estudantes são instigados a responder sobre contas que aprendem no Ensino Médio, mas que muitas vezes não são demonstradas aos alunos, como porque o número 1 é igual a 0,999… ou porque os professores ensinam que um número não pode ser dividido por zero.

‘As vezes os professores não conseguem demonstrar nas aulas as explicações que dão aos alunos, por isso tentamos despertar a curiosidade deles com essas contas’, diz Fernado Avila, aluno do Mestrado de Matemática.

O estudante Jefferson de Souza Santos, mesmo já tendo escolhido o curso de Engenharia Ambiental para prestar vestibular, aceitou o desafio de tentar acertar as questões. ‘Não imaginava como eram feitas essas contas’, diz o visitante,

Engenharia Cartográfica

Além das experiências, quem visita a Feira também pode aprender como é feita uma imagem tridimensional. Alunos do Curso de Engenharia Cartográfica colocam em prática o que aprendem nas aulas de Fotogrametria e criam imagens 3D. ‘Demonstramos aqui o nosso dia-a-dia na universidade. Essa é uma das atividades que realizamos em uma das matérias do curso’, explica Daniel Alguer, alunos do 4º ano de Engenharia Cartográfica.

O Gerador de Van der Graaff é um dos experimentos que mais despertam a atenção do público
Foto: Rodrigo Juste Duarte

Fonte: Juliana Karpinski, sob orientação de Mário Messagi Jr