Ação busca popularizar o ensino das línguas clássicas; aulas presenciais acontecem na Reitoria
O projeto de extensão Omnibus: letras clássicas para todo mundo, vinculado ao Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), volta a oferecer cursos gratuitos de latim e grego antigo. Com carga horária de 30 horas, as aulas começam no dia 14 de setembro e serão realizadas às terças-feiras, das 14h às 17h, na Reitoria da UFPR. Cada curso terá 20 vagas, preenchidas por ordem de inscrição.
As aulas seguem uma metodologia ativa de ensino, que coloca o estudante como protagonista do processo de aprendizagem. Os materiais utilizados em sala são integralmente escritos nos idiomas estudados. Podem participar pessoas com 18 anos ou mais. As aulas são ministradas por estudantes de graduação dos cursos de Letras-Latim e Letras-Grego da UFPR.
Coordenador do projeto, o professor Rodrigo Tadeu Gonçalves ressalta que a iniciativa busca popularizar o ensino das línguas clássicas, que carregam uma importante bagagem histórica, cultural, política e linguística.
“A UFPR oferece bacharelados duplos em Português-Latim e Português-Grego Antigo, e o projeto visa levar esses conteúdos para a comunidade, para formar mais público e trazer mais estudantes para esses cursos.”
Por serem línguas clássicas, o latim e o grego antigo contribuíram para a formação de diversos idiomas falados atualmente, entre eles o português. Gonçalves destaca ainda o papel histórico e formativo dessas línguas que, embora não sejam mais faladas como línguas maternas, podem ampliar a compreensão sobre os idiomas, as culturas e o mundo.
“Entregar-se a línguas distantes traz recompensas imediatas no aumento da curiosidade, da atenção, do interesse pela diversidade. E, sim, querendo ou não, melhora nossa compreensão de nossa própria língua”, conclui.
As inscrições estão abertas a partir desta terça-feira (1º). Confira: grego antigo e latim.
Ex-ministro da Educação do Peru e referência em políticas públicas, o novo Doutor Honoris Causa da UFPR defende […]
Pesquisas desenvolvidas em diferentes áreas do conhecimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão entre os trabalhos reconhecidos […]
Por trás da cena monumental de Pedro Américo, havia um país rural, escravista, pouco povoado e marcado por […]
Por Rebecca Junger, sob supervisão A partir das 18h da próxima quinta-feira (10), o Museu de Arte da […]