Além disso, distribuem uma história em quadrinhos, cujo personagem protagonista explica a necessidade do uso do guarda-pó somente dentro das unidades de saúde.
Mais do que uma peça de proteção, o guarda-pó pode se tornar um veículo de transmissão de bactérias e doenças. Podendo haver essa transmissão de forma cruzada ou seja, da unidade de saúde para a comunidade, ou ainda da comunidade para o ambiente hospitalar.
HISTÓRICO – Desde 2002, o Hospital de Clínicas da UFPR mantém uma campanha permanente contra a proliferação de bactérias por intermédio de roupas hospitalares.
O JHC – Jornal do Hospital de Clínicas da UFPR do mês de setembro de 2006 voltou a chamar a atenção da comunidade interna e externa a respeito desse tema.
Contudo, ainda são vistas – não somente nas imediações do HC, mas também de muitas outras unidades de saúde – pessoas que transitam pelo comércio, lanchonetes e ruas com roupas e paramentos próprios para sem utilizados dentro do ambiente hospitalar, em especial o guarda-pó.
AÇÕES
•Na admissão de novos servidores públicos e residentes médicos no quadro do HC, eles passam por um curso em que, entre muitos assuntos abordados, é enfatizado o uso do guarda-pó somente dentro do Hospital e exclusivamente nos ambientes da assistência. Ou seja, deve tirá-lo toda vez que entrar em outros ambientes, tais como o refeitório e unidades administrativas.
•A própria campanha permanente que, de tempos em tempos, realiza ações para recordar e cobrar o uso devido do guarda-pó.
•Além da conscientização, vale lembrar que já é norma interna da instituição há muito tempo, inclusive com Ordem de Serviço que determina, além do tipo e tamanho do guarda-pó, que seu uso deve ser restrito às dependências do Hospital e, principalmente, nas áreas onde existem pacientes; sendo proibido em refeitórios, áreas de alimentação e fora das dependências do Hospital.
Mais informações pelo fone 3360-1864 ou 3360-1800 r.6565
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Assessoria de Marketing do HC
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]
Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição A Universidade […]