Vestibular 2009: 1.174 novas vagas

O esforço da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Paraná em planejar o REUNI – Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas Federais começou a se materializar com a divulgação do Edital 04/2008 que traz as regras do Processo Seletivo 2009. Com 5.273 vagas ofertadas em 88 cursos de graduação, das quais 1.174 são vagas novas e 21 novos cursos de expansão, a UFPR começa a formalizar para a sociedade o compromisso assumido com o Ministério da Educação. Em 2007, para o Vestibular 2008, a UFPR ofertou 4.099 vagas. “Somos a primeira instituição pública federal a divulgar edital de concurso vestibular com as vagas e cursos de expansão do REUNI constantes no projeto enviado ao MEC. A comunidade acadêmica tem trabalhado de forma dedicada e cumprimos o primeiro compromisso de divulgar com dois meses de antecedência o edital do Processo Seletivo 2009”, esclarece a reitora em exercício, Márcia Helena Mendonça.

REUNI – Aprovado em 2007 pelo Conselho Universitário, o REUNI é um programa do Governo Federal para reestruturação e expansão das instituições federais de ensino superior. Muitos dos objetivos do REUNI já são realizados pela UFPR, como a ocupação de vagas ociosas (PROVAR). Com o investimento do Ministério da Educação duas metas principais devem ser cumpridas pelas universidades federais: 18 alunos por professor (a UFPR já trabalha com 14 alunos por professor) e 90% da taxa do sucesso (ou taxa de diplomação). Para conquistar estes objetivos, os investimentos na UFPR em 2008 serão de R$ 15 milhões para infra-estrutura (dos quais R$ 9 milhões foram enviados ainda em 2007), além da contratação de servidores docentes e técnico-administrativos. Com a divulgação do Edital 04/2008 do Processo Seletivo 2009, a UFPR também agiliza no MEC o processo para liberação das vagas de servidores e realização de concursos.

Ao final dos cinco anos de implantação do REUNI, a UFPR deverá totalizar sete mil vagas de expansão na graduação e na pós-graduação. Para o Vestibular 2009 os novos cursos ofertados e que já podem fazer parte das opções de escolha dos candidatos são:

. Arquitetura e Urbanismo – tarde – 30 vagas

. Tecnólogo Em Negócios Imobiliários – noturno – 45 vagas

. Tecnólogo Em Produção Cênica – noturno – 45 vagas

. Tecnólogo Em Secretariado Executivo – noturno – 45 vagas

Informações gerais do Processo Seletivo 2009 – As inscrições ao Vestibular serão abertas às 8 horas do dia 17 de agosto (último dia do “UFPR: Cursos e profissões”) e permanecerão abertas até às 16 horas do dia 15 de setembro. A inscrição deverá ser feita pela Internet, no site do Núcleo de Concursos, e a taxa poderá ser paga na rede bancária ou nas casas lotéricas, no valor de R$ 72,00 (setenta e dois reais). Os alunos treineiros podem fazer sua inscrição ao valor de R$ 70,00 (setenta reais). Novamente a UFPR diminui sua taxa de inscrição, que em 2007 foi de R$ 73,00 (setenta e três reais).

O Vestibular será em duas fases, sendo a primeira no dia 16 de novembro e a segunda, dias 07 e 08 de dezembro. Este ano as provas serão aplicadas em Curitiba – para os cursos dos ‘campi’ de Curitiba, Pontal do Paraná e Palotina – para os cursos deste campus, sempre no período da tarde.

Cotas – Além dos 20% de vagas reservadas para as cotas sociais e outros 20% para as cotas raciais, este ano a UFPR pela Resolução 70/2008 do Conselho Universitário terá uma vaga em cada curso para as pessoas com deficiência. São vagas de expansão e as pessoas que apresentam deficiência (que se enquadrem nas categorias discriminadas no Decreto Federal nº 3.298/1999) devem fazer a opção no momento da inscrição. Elas concorreram em qualquer uma das três categorias possíveis – concorrência geral, cotas raciais ou cotas sociais – e se não forem aprovadas, poderão concorrer à vaga destinada aos deficientes. “Lembramos que o importante não é esta uma vaga em cada curso. A Universidade faz este movimento de reconhecer as necessidades geradas pela sociedade e busca, mais do que fazer a inclusão da pessoas com necessidade, a sua permanência na instituição. Este movimento, que a princípio pode ser tímido, é o que a Universidade pode atender neste momento. Teremos 10 meses ainda para nos prepararmos melhor para atender a estas pessoas, em termos de infra-estrutura, mas também na qualificação da comunidade acadêmica na forma de receber e atender a estas pessoas”, reafirma a pró-reitora de Graduação Rosana Albuquerque de Sá Brito. Rosana lembra também da lei que rege os concursos públicos, a qual determina que 20% das vagas devem ser destinadas a pessoas com deficiência, mas que nem sempre há este número de candidatos qualificados para disputar as vagas ofertadas. “Precisamos acolher e preparar estas pessoas. A Universidade atende hoje 92 portadores de necessidades especiais, muitos identificados no processo vestibular, quando pediram banca especial e muitos não e que só fomos identificar depois neste levantamento. Fazemos o movimento de atendimento, mas precisamos intensificá-lo e, num momento posterior, quem sabe aumentar esse número de vagas”, finaliza.

Professora Márcia Mendonça, reitora em exercício
Foto: Izabel Liviski