UFPR sedia o 2º Simpósio Paranaense de Design Sustentável

De caráter técnico-científico regional, o evento acontece no Anfiteatro Cesec do Setor de Tecnologia da UFPR, localizado no Centro Politécnico, em Curitiba.

O simpósio faz parte da agenda oficial da Bienal Brasileira de Design, que acontece até o final deste mês na capital paranaense com o tema ‘Design, Inovação e Sustentabilidade’.

Para se inscrever, é necessário acessar o site http://www.design.ufpr.br/spds2010. Há 150 vagas. A taxa de inscrição custa R$ 50 – valor que passa para R$ 70 a partir deste sábado (2).

Objetivos e público-alvo

O 2º Simpósio Paranaense de Design Sustentável tem como público-alvo pesquisadores em design, estudantes de graduação e profissionais com interesse na área.

Entre os seus objetivos estão compartilhar e disseminar as pesquisas e ações para o desenvolvimento da sustentabilidade através do design no Paraná e traçar um panorama das pesquisas desenvolvidas na área.

O evento também pretende propiciar uma maior integração entre a prática e a pesquisa voltada ao design e à sustentabilidade, além de prmover o diálogo entre estudantes, pesquisadores e profissionais.

A primeira edição do evento ocorreu em abril de 2009.

Programação do 2º Simpósio Paranaense de Design Sustentável

8h

Palestra de Abertura

Lacunas de Pesquisa & Desenvolvimento no Design Sustentável

Prof. Dr. Aguinaldo dos Santos (UFPR)

8h30

Design XXI – atemporal – localmente globalizado, novos produtos, novos valores, novos cenários

Christian Ullmann (Universidade Mackenzie)

9h

Análise de Ciclo de Vida (ACV) para o Design Sustentável.

Cássia Maria Lie Ugaya (UTFPR)

9h30

Uma proposta de diretrizes de sustentabilidade para aplicação em disciplinas projetuais de cursos de design gráfico

Nelson Smythe Jr. (UnC-SC)