Com o objetivo de reforçar relações com a UFPR, o Cônsul Geral da Bélgica, Didier Vanderhasselt, acompanhado do Cônsul Honorário da Bélgica em Curitiba, João Casillo, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (23) com o reitor Zaki Akel Sobrinho, o vice-reitor Rogério Mulinari e o assessor de Relações Internacionais Carlos Siqueira.
A finalidade da reunião foi analisar o funcionamento dos acordos que a universidade possui atualmente com a Bélgica, para elaborar novos projetos que possam estabelecer parcerias mais profundas entre a UFPR e o Ministério de Educação Belga. Em outubro deste ano, o ministro da Educação da região flamenga virá ao Brasil.
Segundo o cônsul geral, as universidades da Bélgica são de ótima qualidade, mas não têm muita visibilidade em países emergentes, como o Brasil. Sendo assim, a visita do ministro objetiva reforçar relações não apenas em aspectos econômicos e políticos, mas principalmente educacionais. “Queremos dividir nossas experiências com universidades brasileiras, principalmente nas áreas de saúde, biotecnologia e atividades portuárias” afirma Vanderhasselt.
Para o reitor, o sistema universitário brasileiro possui condições apropriadas para dialogar com diferentes universidades, o que possibilita aperfeiçoamento e capacitação dos alunos e, consequentemente, do país. “Queremos inserir a Universidade no contexto de relações globais não só no sentido de mobilidade acadêmica, para aprimorar a qualidade formativa de nossos alunos”, comenta Zaki Akel.
Por Flaécia Gomes com orientação de Lais Murakami
Acompanhe a situação dos Restaurantes Universitários dia a dia A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vem tomando uma […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) alcançaram o primeiro lugar em uma competição internacional de visão computacional […]
Por Priscila Murr Parceria TED INCRA-UFPR viabiliza condições de acesso a documentos fundiários a partir de processo de […]
Atividades extensionistas desenvolvidas na instituição colaboram com a conscientização e o suporte de famílias, escolas e sociedade em […]