Carlos Augusto Moreira Júnior recebeu a doação das mãos da representante daquele Instituto, Liamir Santos Hauer e do médico Carlos Ravazzani. São documentos que trazem depoimentos históricos de pessoas sobre a história da medicina no Paraná e que vão figurar nas comemorações dos 95 anos da UFPR.
Segundo o reitor, as doações são muito importantes pois se integram à idéia da produção de um livro que contará a história da UFPR através das pessoas. ‘Quem faz a história da universidade são as pessoas’, disse, comentando que a publicação dos 90 anos se ateve aos prédios da instituição, e não às pessoas.
Entre os documentos, um DVD que traz a história do primeiro professor de Anatomia do Paraná, Miguel Severo de Santiago. Conta a trajetória do médico, pesquisador e professor que, no início do século XX, teve participação destacada na história de Curitiba e do Paraná. Também presentearam a UFPR com uma edição do livro “O Ensino da Medicina da Universidade Federal do Paraná”, de autoria do professor Iseu Affonso da Costa. O reitor fez contato com o autor e definiu que o próprio Iseu fará uma revisão do livro – lançado quando dos 90 anos da instituição – para relançá-lo nas comemorações dos 95 anos.
O reitor também presenteou a ambos com a publicação “Universidade do Mate – História da UFPR, de Ruy Wachowicz, que foi lançado nas comemorações do aniversário da UFPR no ano passado.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Leticia Hoshiguti
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]
Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição A Universidade […]