UFPR Litoral começa implantar programa de acessibilidade

A inauguração do laboratório será marcada para um festival de danças, com grupo do Litoral e de Curitiba na sede da UFPR Litoral, Rua Jaguariaíva , 512, no Balneário de Caiobá. A programação começa às 8h30min com o descerramento da placa de inauguração da unidade. Nesta primeira fase, o laboratório funcionará junto à Biblioteca da UFPR Litoral, ofertando cursos e treinamento sobre acessibilidade aos professores, funcionários e alunos. Os professores das escolas do Litoral também serão treinados, destacou a professora do curso de Fisioterapia Vera Lúcia Israel.

GRUPOS ESPECIAIS
Hino Nacional em Libras – a linguagem de sinais – por um grupo de crianças surdas-mudas irá abrir o Festival, às 9 horas, na tenda armada no campus da UFPR Litoral. Depois, até o começo da tarde mais nove grupos irão se apresentar, todos eles com integrantes portadores de deficiências, entre os quais um grupo de danças do Teatro Guaíra que conta com deficientes físicos. O encerramento será feito por crianças atendidas pelo Pequeno Cotolengo de Curitiba. Do Litoral há grupos de Antonina, Morretes, Paranaguá, Matinhos , Pontal do Paraná, entre outras cidades.

“Queremos mostrar que os portadores de deficiência têm capacidade e que isso precisa ser valorizado. A sociedade não pode mais ignorar. É preciso trabalhar a inclusão nas mais variadas atividades “ destacou a professora Vera, uma das responsáveis pela implantação do programa de acessibilidade na UFPR Litoral. Explica ainda que não há estudantes portadores de deficiências físicas na UFPR Litoral, mas é preciso preparar o corpo docente para quando isso ocorrer e também trabalhar a acessibilidade entre a população.

PROGRAMAÇÃO:

FESTIVAL DE DANÇA E DIVERSIDADE DA UFPR LITORAL