A plataforma de inteligência Social Media Gov divulgou no dia 2 de agosto os resultados referentes à métrica de envolvimento das instituições públicas em redes sociais, referentes ao primeiro semestre de 2024. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi destaque e liderou entre as universidades e institutos estaduais e federais, conquistando o primeiro lugar, com quase 800 mil interações no primeiro semestre do ano. A UFPR já havia se destacado no último levantamento, alcançando também o primeiro lugar.
O critério utilizado para determinar o envolvimento nas redes sociais é abrangente, incluindo não apenas o número de curtidas, mas também de comentários, compartilhamentos e vezes em que a publicação foi salva, no caso do Instagram. Esse conjunto de métricas oferece uma visão mais completa do impacto das publicações e da interação do público com o conteúdo compartilhado.
“Este reconhecimento é um reflexo do nosso compromisso com a comunicação transparente e eficaz, e da nossa dedicação em manter um diálogo constante e enriquecedor com a comunidade acadêmica e o público em geral ”, disse o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.
Em 2024, a UFPR foi finalista da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública em duas categorias. A instituição foi indicada na categoria “Colaboração”, que premia instituições que saíram de suas bolhas ao realizarem publicações em parceria (Collab) com outros órgãos públicos, pessoas ou empresas, e que obtiveram excelente resultado, e na categoria “Comunicação que Aproxima”, que destaca instituições que humanizaram sua imagem e atuam na proximidade junto ao cidadão, através de conteúdos de impacto.
O objetivo da premiação é ressaltar as melhores práticas de comunicação institucional no Brasil ajudando a multiplicá-las, para aproximar as instituições dos cidadãos, prestar bons serviços públicos e fortalecer a democracia. Em 2023, a UFPR também foi finalista na categoria Inclusão e Diversidade.
Para o Superintendente de Comunicação e Marketing da UFPR (SUCOM), professor Carlos Rocha, o reconhecimento alcançado pela UFPR neste ranking é um reflexo do trabalho dedicado da equipe de comunicação e da valorização do uso estratégico das redes sociais como parte integrante da missão institucional. “Agradecemos o reconhecimento e reforçamos nosso compromisso em seguir criando conteúdos que conectem e envolvam nosso público, contribuindo para uma comunicação cada vez mais próxima e eficiente.”
A página do Instagram da UFPR alcançou 50 milhões de visualizações e o conteúdo chegou a mais de 26 milhões de pessoas no último ano. Hoje, o perfil oficial da UFPR tem mais de 180 mil seguidores, o terceiro maior entre as universidades federais do país.
“O sucesso nas redes sociais vai além de simplesmente acumular seguidores. Ele reside na capacidade de se construir uma comunidade de usuários engajados que interagem ativamente com seu conteúdo, todos os dias”, conta Juliana Pinheiro, Relações Públicas responsável pelo gerenciamento dos perfis oficiais da UFPR.
Comissão específica analisou no dia 16 como o cenário generalizado de evasão nas universidades se manifesta na instituição; […]
A servidora técnica aposentada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Maria Isaura Paquet de Lacerda faleceu nesta segunda-feira […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-reitoria de Pós-graduação (Propg), obteve um aumento expressivo no […]
Aos 84 anos, o professor tem histórias para contar: naturalizou-se brasileiro em plena ditadura, viajou pelo mundo coletando […]