predio-historico
Foto: Marcos Solivan Camargo/Sucom/UFPR

UFPR lança edital para Segunda Licenciatura em Educação Especial e Inclusiva

15 agosto, 2024
13:10
Por Carlos Rocha
Ensino e Educação

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Setor de Educação, anuncia o lançamento do edital para o ingresso no Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial e Inclusiva. Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o curso tem como público-alvo professores da rede pública de educação básica.

O curso, que será oferecido na modalidade de Educação à Distância (EaD), terá uma duração total de quatro semestres. As inscrições estarão abertas a partir do dia 17 de agosto de 2024, com prazo final em 26 de agosto de 2024.

O início das aulas está previsto para o dia 21 de setembro de 2024, proporcionando uma oportunidade única para os professores ampliarem sua formação e se especializarem na área de Educação Especial e Inclusiva.

Segundo o diretor do Setor de Educação da UFPR, Marcos Ferraz, “este curso é um passo importante para a formação continuada dos nossos professores, permitindo que eles estejam mais preparados para atender às demandas da educação inclusiva, que é uma área cada vez mais relevante no cenário educacional.”

Como será o Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial e Inclusiva

A coordenadora do curso, professora Ana Carina Stelko Pereira, destaca que a formação é uma oportunidade para que os docentes possam lidar não só com situações de aprendizagem do aluno com deficiência, mas com a inclusão pensando na sala de aula como um todo.

“Ao incluir uma pessoa com deficiência na sala de aula, a gente precisa pensar em como criar métodos pedagógicos que auxiliem esse aluno e também que permitam uma inclusão verdadeira, onde não só o aluno com deficiência seja beneficiado nessa inclusão, como também todos os demais alunos”, explica.

Ana Carina também salienta que a modalidade EaD permite que os professores que já têm uma alta carga horária de trabalho consigam encaixar o curso na rotina. O curso terá aulas síncronas e outros materiais para realizar as tarefas com autonomia.

“Fazer um curso que permita a flexibilidade, que esse professor se organize no dia a dia dele, respeitando sua carga horária e as dificuldades para estudar e aprender, é muito importante e necessário. O curso foi pensado para ter muitos vídeos, palestras, fóruns e podcasts, diversas alternativas de aprendizagem”, afirma.

Para mais informações, os interessados podem acessar o edital completo no site do Núcleo de Concursos da UFPR.

Sugestões

09 setembro, 2025

Ação busca valorização da comunidade surda ao longo do mês de setembro  No dia 26 de setembro acontece […]

08 setembro, 2025

Resultado da ação humana, seja por acidente ou negligência, a introdução de animais e plantas exóticas que se […]

06 setembro, 2025

Professora Maria Amélia Sabbag Zainko, falecida em 2024, recebeu uma homenagem póstuma, realizada no Setor de Educação Profissional […]

05 setembro, 2025

Conciliar a maternidade com a vida universitária ainda é um desafio presente em todas as instituições de ensino […]