A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Setor de Educação, anuncia o lançamento do edital para o ingresso no Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial e Inclusiva. Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o curso tem como público-alvo professores da rede pública de educação básica.
O curso, que será oferecido na modalidade de Educação à Distância (EaD), terá uma duração total de quatro semestres. As inscrições estarão abertas a partir do dia 17 de agosto de 2024, com prazo final em 26 de agosto de 2024.
O início das aulas está previsto para o dia 21 de setembro de 2024, proporcionando uma oportunidade única para os professores ampliarem sua formação e se especializarem na área de Educação Especial e Inclusiva.
Segundo o diretor do Setor de Educação da UFPR, Marcos Ferraz, “este curso é um passo importante para a formação continuada dos nossos professores, permitindo que eles estejam mais preparados para atender às demandas da educação inclusiva, que é uma área cada vez mais relevante no cenário educacional.”
A coordenadora do curso, professora Ana Carina Stelko Pereira, destaca que a formação é uma oportunidade para que os docentes possam lidar não só com situações de aprendizagem do aluno com deficiência, mas com a inclusão pensando na sala de aula como um todo.
“Ao incluir uma pessoa com deficiência na sala de aula, a gente precisa pensar em como criar métodos pedagógicos que auxiliem esse aluno e também que permitam uma inclusão verdadeira, onde não só o aluno com deficiência seja beneficiado nessa inclusão, como também todos os demais alunos”, explica.
Ana Carina também salienta que a modalidade EaD permite que os professores que já têm uma alta carga horária de trabalho consigam encaixar o curso na rotina. O curso terá aulas síncronas e outros materiais para realizar as tarefas com autonomia.
“Fazer um curso que permita a flexibilidade, que esse professor se organize no dia a dia dele, respeitando sua carga horária e as dificuldades para estudar e aprender, é muito importante e necessário. O curso foi pensado para ter muitos vídeos, palestras, fóruns e podcasts, diversas alternativas de aprendizagem”, afirma.
Para mais informações, os interessados podem acessar o edital completo no site do Núcleo de Concursos da UFPR.
Ação busca valorização da comunidade surda ao longo do mês de setembro No dia 26 de setembro acontece […]
Resultado da ação humana, seja por acidente ou negligência, a introdução de animais e plantas exóticas que se […]
Professora Maria Amélia Sabbag Zainko, falecida em 2024, recebeu uma homenagem póstuma, realizada no Setor de Educação Profissional […]
Conciliar a maternidade com a vida universitária ainda é um desafio presente em todas as instituições de ensino […]