A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do professor do Departamento de Filosofia Vinícius Berlendis de Figueiredo. Vinícius tinha 60 anos de idade e faleceu nesta quarta-feira (29).
O professor ingressou na instituição em 1993, onde desempenhava suas funções de docente até os dias atuais. Era considerado um dos principais especialistas no filósofo iluminista Immanuel Kant no Brasil, sendo autor de diversos livros sobre kantismo e outros temas ligados à filosofia.
Liderou a área de Filosofia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) entre 2014 e 2018. Foi também presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof) e um dos fundadores da Sociedade Kant Brasileira.
O professor Eduardo Barra, colega de departamento e atual secretário dos Órgãos Colegiados da UFPR, destaca a importância de Figueiredo na construção do ensino de graduação e pós-graduação em Filosofia da UFPR.
“Ele logo se destacou como liderança intelectual e política entre os seus pares, cuja produção e qualificação acadêmicas repercutiam fortemente nos demais centros de pesquisa filosófica nacionais e internacionais”, lembra.
A cerimônia de despedida de Vinícius ocorrerá no próximo domingo (2), das 10h às 12h, na Capela da Reitoria, localizada na Rua Dr. Faivre, 405, Curitiba.
A comunidade universitária, enlutada, expressa seus mais sinceros sentimentos de carinho e solidariedade aos familiares e amigos.
Foto: Freddy Pinheiro/Seed PR
Termina nesta sexta-feira (2), o prazo para que candidatos sem cadastro no CadÚnico apresentem o pedido de isenção […]
Dispositivo de tecnologia assistiva desenvolvido pelo Laboratório Engenhar-MEC, da UFPR, que quer oferecer alternativa ao SUS, custa uma […]
Pôster que reúne conceitos sobre o amor rende segundo lugar a grupo do curso de Estatística e Ciência […]
Estão abertas as inscrições para a edição 2025 do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira Moderna da UFPR. […]